Um profissional da área de assistência social atende a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1875848 Psicologia
    Um profissional da área de assistência social atende a vítimas de violência sexual há cinco anos. No último ano, ele passou a apresentar desanimo e descrença em relação à natureza humana; não consegue mais se sensibilizar com as histórias que acompanha e passou a considerar inútil seu trabalho.

Nessa situação hipotética, o adoecimento desenvolvido pelo profissional é denominado 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Também conhecido como trauma secundário ou trauma indireto, o trauma vicário, pode se manifestar tanto em nível psicológico quanto físico, muitas vezes causando uma mudança na percepção que a pessoa tem de si mesma, do mundo e dos outros.

Embora sejamos todos suscetíveis ao desenvolvimento de trauma vicário, as pessoas que costumam estar mais expostas à dor e ao sofrimento em seu trabalho, como psicólogos, profissionais de saúde, assistentes sociais, advogados, policiais e agentes de resgate, correm maior risco enfrentando esse problema. No entanto, qualquer pessoa em um relacionamento significativo com um sobrevivente de trauma pode experimentar um trauma vicário.

Perceba que o enunciado não traz mais detalhes para o fechamento do diagnóstico de depressão, como o humor deprimido, sendo o âmbito descrito exclusivo ao trabalho; nem para transtorno do estresse pós-traumático, como os flashback. Além disso, apesar de trazer indícios dos aspectos da despersonalização e da desrealização característicos do Burnout, ainda falta o aspecto da exaustão.

Agora, quanto a alternativa "A" não consigo visualizar nenhum problema, pois fadiga da compaixão é juntamente um nome comum para o trauma vicário.
GABARITO BANCA: D
GABARITO PROFESSORA: A e D


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"O termo traumatização vicariante surge a partir da tentativa de compreender os efeitos do trabalho com pessoas sobreviventes de situações traumáticas. O significado do termo é então, em outras palavras, a traumatização por observação ou por tomada de conhecimento sobre o trauma de outro – toma-se o lugar de outro em seu trauma passando também a vivenciá-lo". (LAGO, 2008).

Gab D

A traumatização por observação ou por tomada de conhecimento sobre o trauma de outro – toma-se o lugar de outro em seu trauma passando também a vivenciá-lo". (LAGO, 2008).

O termo trauma vicário (Perlman & Saakvitne, 1995), às vezes também chamado de fadiga da compaixão, é o termo mais recente que descreve o fenômeno geralmente associado ao "custo de cuidar" dos outros (Figley, 1982). Outros termos usados para a fadiga da compaixão são:

  • estresse traumático secundário (Stemm, 1995, 1997)
  • vitimização secundária (Figley, 1982)

Questão passível de anulação por dupla resposta.

Item: D) Este item corresponde ao gabarito da banca

Análise: O trauma vicário, também conhecido como trauma secundário ou estresse traumático secundário, é uma condição que pode ocorrer em profissionais que trabalham com vítimas de trauma. Os sintomas descritos no enunciado, como desânimo, descrença na natureza humana, insensibilidade e sensação de inutilidade no trabalho, são consistentes com o trauma vicário. Portanto, está de acordo com o gabarito da banca.

Fundamentação: O trauma vicário é um conceito descrito por McCann e Pearlman (1990), que se refere ao impacto emocional de trabalhar com vítimas de trauma, que pode levar a sintomas semelhantes aos do transtorno de estresse pós-traumático.

NÃO PODE SER A C:

Item: C) Este item não corresponde ao gabarito da banca

Análise: O estresse traumático é uma reação a um evento traumático, que pode incluir sintomas como revivência do trauma, evitação de estímulos associados ao trauma, alterações negativas no humor e na cognição, e alterações na reatividade. No entanto, o enunciado não menciona que o profissional tenha sido exposto a um trauma direto, mas sim que ele trabalha com vítimas de trauma. Portanto, não está de acordo com o gabarito da banca.

Fundamentação: O estresse traumático é um conceito descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que se refere a uma reação a um evento traumático que envolve exposição direta, testemunho ou aprendizado sobre o evento traumático.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo