Quanto às férias e às licenças do servidor público, consider...
I. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo ou em estágio probatório, licenças para tratar de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, com ou sem remuneração.
II. O servidor exonerado do cargo efetivo, ou em comissão, perceberá indenização relativa ao período das férias a que tiver direito e ao incompleto, na proporção de um doze avos por mês de efetivo exercício, ou fração superior a quatorze dias.
III. As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública.
IV. A licença concedida dentro de sessenta dias do término de outra da mesma espécie não será considerada como prorrogação.
V. O servidor terá direito a licença, com remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.
Está correto o que se afirma APENAS em:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (51)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
c) correto
I- servidor em estagio probatorio nao tem direito a licença para assuntos particulares, mandato classista, capacitacao
II - correto
III - correto
IV - Art. 82. A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.
V- Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral
Com base na Lei 8.112/90:
Item I - ERRADO - Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até 3 (três) anos consecutivos, sem remuneração.
Item II - CERTO - Art. 78, § 3º: O servidor exonerado do cargo efetivo, ou em comissão, perceberá indenização relativa ao período das férias a que tiver direito e ao incompleto, na proporção de 1/12 (um doze avos) por mês de efetivo exercício, ou fração superior a 14 (quatorze) dias.
Item III - CERTO - Art. 77, § 3º: As férias poderão ser parceladas em até 3 (três) etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública.
Item IV - ERRADO - Art. 82. A licença concedida dentro de 60 (sessenta) dias do término de outra da mesma espécie será considerada como prorrogação.
Item V - ERRADO - Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.
Portanto, a alternativa correta é a letra C.
Bons estudos!
É importante ressaltarmos que temos dois períodos de licença para atividade política. um período sem remuneração e outro remunerado:
SEM REMUNERAÇÃO
Da escolha em convenção partidária até a véspera do registro da candidatura.
COM REMUNERAÇÃO (limitado a no máximo 3 meses)
Do registro da candidatura até 10° dia seguinte a eleição.
FONTE: LEI 8112 ART. 86.
O erro dessa alternativa é quando se diz " COM OU SEM REMUNERAÇÃO ", já que esta licença é concedida SEM REMUNERAÇÃO.
IV. A licença concedida dentro de sessenta dias do término de outra da mesma espécie não será considerada como prorrogação. [ ERRADA ]
É considerada SIM como prorrogação.
V. O servidor terá direito a licença, com remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral. [ ERRADA ]
A licença desmembra-se em 2 períodos
a) vai da data da escolha do servidor em convenção partidária até a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral [ SEM REMUNERAÇÃO ]
b) se inicia na data do registro da candidatura do servidor e vai até o 10º dia seguinte ao da eleição [ LICENÇA REMUNERADA POR 3 MESES ]
Alternativa C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo