Assinale a alternativa que explicita o método para a elabor...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Beyond budgeting – processo de gestão flexível, sem a existência de um orçamento anual de resultados. É um grupo de processos alternativos que apóiam metas e reconhecimentos, um planejamento contínuo, a demanda de recursos, a coordenação dinâmica da empresa e um significativo grupo de controles nos vários níveis. Não exige um processo anual de negociação que culmine com uma meta fixa, e exige maior confiança entre os participantes, focando a relação entre os executivos seniores e a gerência da entidade.
Alguns princípios são oferecidos no desenvolvimento da proposta (Hope e Fraser, 2003, p. 70-92), cujos destaques são: a definição de metas práticas realizáveis relacionadas com melhorias, desconectadas da avaliação de desempenho e premiações; a avaliação do desempenho e as premiações baseadas em contratos de melhorias relativas, levando em conta o que deveria ser feito, diferentemente da visão tradicional, que estabelece a priori a meta e posteriormente a compara com o resultado real; transformação do seu plano de ação numa sucessão de melhorias contínuas, inclusive os processos; disponibilização dos recursos quando necessários; coordenação de ações conjuntas na entidade de acordo com as demandas do cliente; controles baseados na governança efetiva e nos indicadores de desempenho relativos
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rae/v45n2/v45n2a03.pdf
Poxa, dessa vez não é Orçamento Flexível...errei denovo.
"Gabarito E"
Vou tentar esclarecer:
Beyond Budgeting-> tem como proposta gerar uma gestão descentralizada, ou seja, tanto o planejamento quanto a comprometimento passa a ser de responsabilidade dos gestores dos níveis de operação.
** Conforme citado pela questão, percebe-se que está havendo uma certa transferência de responsablidade para alcançar o objetivo, que nessa questão no primeiro caso, por exemplo, é o desempenho. Idem para o caso dois, no qual compartilham-se os objetivos com os gestores.
Orçamento Flexível -> É um conjunto de orçamentos que pode ser AJUSTADO a qualquer nível de atividades, ou seja, se o volume de atividade se alterar face ao estimado, como normalmente acontece, então os valores absolutos são automaticamente ajustados.
** Esse tipo de orçamento é fundamental para o funcionamento de uma empresa, pois ele aponta quais as vantagens e desvantagens que acontecerão após a primeira execução do orçamento. Por exemplo, para abrir uma lanchonete eu fiz um orçamento com todos os gastos, só que depois de ter efetivado a compra dos equipamentos, percebi que alguns produtos divergiram do preço que planejei, e é aqui que entra o orçamento flexível e diz onde eu estou com vantagem ou desvantagem.
**** Importante frisar na diferença: Orçamento Flexível-> Pode ser AJUSTADO
Beyond Budgeting-> Transfere a responsabilidade para os gestores
Qq erro, avise-me.
https://www.manutencaoemfoco.com.br/orcamento-flexivel/
https://www.portal-gestao.com/planeamento-e-controlo-de-gest%C3%A3o/7852-o-que-%C3%A9-o-or%C3%A7amento-flex%C3%ADvel-e-como-o-implementar-na-pr%C3%A1tica.html
Senhor Jesus, obrigado por tudo.
Orçamento Contínuo, ou Moving Budget = É adequada a empresas com produtos com ciclo de vida muito curto e a processos que exigem rapidez nas mudanças.
Orçamento Flexível = Tem como ponto central a perfeita distinção entre todos os gastos fixos e variáveis, sendo que os gastos fixos recebem o tratamento orçamentário tradicional, e os gastos variáveis devem seguir o volume de vendas.
Orçamento Base Zero = Projeta as receitas e gastos como se estivessem sendo elaborados pela primeira vez, portanto o ano anterior não é utilizado como ponto de partida para elaboração do atual.
Orçamento por Atividades = Centraliza sua atenção na produção e na venda de bens ou serviços. Essa técnica permite que o controle dos gastos seja melhor detalhado que o controle tradicional dos gastos departamentais, pois segmenta cada departamento da organização em atividades.
beyond budgeting = Surgiu como uma solução à metodologia de implantação de outra técnica de orçamento, pois é de gestão mais apta à dinâmica do mercado em detrimento do modelo tradicional e estático de orçamento
------
1) Orçamento Tradicional / Clássico / Inglês - Peça meramente contábil, sem nenhuma espécie de planejamento. Somente documento de previsão de receitas e despesas;
2) Orçamento Base Zero - Detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, como se cada item fosse nova iniciativa do governo (Ex: LOA);
3) Orçamento Incremental - Ajustes marginais do orçamento pré-existente. Oposto do Base-Zero. Pequenos ajustes (acréscimos ou supressões) nos itens das receitas e despesas.
4) Orçamento Desempenho por Realizações - Ênfase reside no desempenho organizacional, porém, há desvinculação entre planejamento e orçamento;
5) Orçamento-Programa - Instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades. Estabelecimento de objetivos e metas (= alcance de resultados)
6) Orçamento Participativo - Participação real da população e alocação dos recursos de forma eficiente. Isso ocorreu principalmente nos Municípios.
nunca nem vi
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo