De acordo com De Toni (2010), no Brasil, a regulação de ser...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q626202 Direito Econômico

De acordo com De Toni (2010), no Brasil, a regulação de serviços públicos apresenta umahistória de instabilidade e grandes vazios institucionais. Tal instabilidade influencia a capacidade de planejamento de longo prazo dos investidorese rebaixa a posição do país nos principais rankings decompetitividade internacional. Entre os pontos de maior tensionamento entre o Poder Executivo e as agências reguladoras estão, EXCETO

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"o fato de um dos maiores problemas na regulação ser a informação simétrica. Os cidadãos/clientes têm extrema facilidade em acessar os reais custos e formação de preços e tarifas. " (E)

 O problema da informação assimétrica dá-se no sentido de que os operadores comerciais e políticos encontram-se em superioridade informacional face os cidadãos.

Conforme explica Ana Lúcia Petri, as falhas de mercado são mecanismos de mercado que não operam satisfatoriamente em função de quatro circunstâncias:
Poder de mercado: empresa formadora de preços e não tomadora;
Informação assimétrica: diferentes agentes com diferentes informações influenciam tomadas de decisão e criam vantagens competitivas;
Externalidades (positivas ou negativas): circunstâncias externas ligadas ao benefício/custo social gerado pelo processo produtivo, não corretamente internalizado pelo produtor. Ex. Poluição, externalidade negativa.
Bens públicos: em acepção de sentido econômico e não jurídico. Bens ou serviços não rivais (o uso dos bens por parte de um indivíduo não impede seu uso pelos demais, ex: praça) e não excludentes (por sua natureza não permitem excluir/impedir uma parcela expressiva de consumidores, ex: iluminação pública) – problema do free riding (carona) – dificuldade em cobrar o acesso e financiar o bem.

 

Letra E, portanto, incorreta.

CF/88, Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.

REGULAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO: BACEN (Lei 4.595/64)

REGULAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS: CVM (Lei 6.385/76)

A atuação do estado, regulando um setor da economia só deve existir quando houver falhas do mercado + insatisfação do mercado, tais como:

1) Deficiência na concorrência;

2) Deficiência na distribuição dos bens essenciais coletivos

3) Externalidade (como a poluição causada pelos agentes econômicos)

4) Assimetria Informativa: práticas abusivas

5) Existir Poderio e Desequilíbrio do mercado.

 

REGRA: O MERCADO DEVE AUTORREGULAR-SE. SE NÃO CONSEGUIR, ESTADO REGULA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo