Segundo Daniel Lobato, diretor do Colégio Pio XII, o celular

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2542174 Português
CELULAR NA ESCOLA



Permitir ou não o uso desses aparelhos nas dependências do colégio é uma discussão bastante atual. Conheça algumas opiniões:

Quando os primeiros celulares chegaram ao mercado brasileiro, na década de 90, eles eram sonho de consumo para muita gente. Quase vinte anos depois, estão tão popularizados que até crianças vivem a carregar modelos ultramodernos, inclusive na escola, onde esses aparelhos já fazem parte do cotidiano dos alunos. “O celular se justifica pela necessidade de os pais monitorarem seus filhos, mas se chegou a um exagero de uso”, opina Daniel Lobato Brito, diretor administrativo do Colégio Pio XII, em São Paulo.


Adaptado da Revista ensino fundamental, ano 4, nº 46. dez 2007, seção comportamento, p.6.
Segundo Daniel Lobato, diretor do Colégio Pio XII, o celular
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão de interpretação de texto, é fundamental compreender o contexto apresentado no enunciado. O tema central é a discussão sobre o uso de celulares nas escolas, especificamente a opinião de Daniel Lobato Brito, diretor administrativo do Colégio Pio XII.

Vamos analisar a alternativa correta e as incorretas:

Alternativa A: é um meio de os pais monitorarem os filhos.

Essa é a alternativa correta. No texto, Daniel Lobato menciona que o uso do celular se justifica pela necessidade dos pais de monitorarem seus filhos. Isso demonstra que, na visão dele, essa é uma função importante do celular no contexto escolar.

Alternativa B: deve ser usado sem limites.

Incorreta. O texto não sugere que o uso do celular deve ser sem limites. Pelo contrário, Daniel Lobato menciona que chegou a um exagero de uso, indicando a necessidade de moderação.

Alternativa C: não deve ser utilizado por menores.

Incorreta. O texto não afirma que menores não devem usar celulares. A preocupação é mais com o uso excessivo, não com a proibição total para menores.

Alternativa D: ultrapassou os limites da modernidade.

Incorreta. A expressão "ultrapassou os limites da modernidade" não é usada no texto. A crítica é sobre o exagero no uso, não sobre a modernidade em si.

Alternativa E: deveria ser restrito, apenas, aos adultos.

Incorreta. O texto não sugere que o uso do celular deve ser restrito aos adultos. Novamente, a questão é sobre o uso excessivo, não sobre restrições baseadas na idade.

Para questões de interpretação de texto, é importante prestar atenção às palavras-chave e aos elementos de coesão que conectam as ideias do texto. Isso ajuda a identificar a informação correta, como fizemos ao perceber que Daniel Lobato fala sobre a necessidade de monitoramento pelos pais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo