A análise de amostras de fezes de moradores de um município ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912945 Biologia
A análise de amostras de fezes de moradores de um município às margens do rio Juruá revelou 64,4% de positividade para algum parasita.
A tabela a seguir mostra o resultado.
Imagem associada para resolução da questão


Os parasitas encontrados pertencem ao(s) grupo(s) dos(as) 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz uma tabela com resultado de amostras de fezes com positividades de alguns parasitas, mostrando oito tipos de parasitas dentre os casos e prevalência. Pede-se a alternativa com o grupo correto dos parasitas encontrados. As doenças infecciosas podem ser causadas por organismos como vírus, bactérias, protozoários, verminoses e fungos. Algumas doenças possuem vacina como prevenção (a forma mais eficaz) e outras possuem métodos para diminuição do contágio, como exemplo, o saneamento básico e uso de preservativos em relações sexuais. Os nematelmintos são vermes cilíndricos sem segmentação, com uma cavidade repleta de líquido entre a parede do corpo e o tubo digestivo. Eles apresentam digestão completa (boca e ânus), epiderme uni-estratificada, sistema nervoso ganglionar, sistema excretor por dois canais longitudinais, reprodução por gônadas com testículos (espermatozoides sem cílios, movimentos ameboides) ou ovários, que produzem milhões de óvulos. (Ex: Ascaris lumbricoides - Ascaridíase, Ancylostoma duodenale e Necator americanos - Ancilostomíase, Wuchereria bancrofti – Filariose/elefantíase, Ancylostoma brasiliense – bicho geográfico). Os protozoários são seres heterotróficos, unicelulares e eucariontes, que podem habitar em diversos tipos de ambiente em vida livre ou associados a outros seres, como ocorre no parasitismo, comensalismo e mutualismo. A grande maioria realiza respiração aeróbia, absorve oxigênio e elimina excretas por difusão. Possuem reprodução em geral assexuada, mas algumas espécies realizam a reprodução sexuada (com gametas) ou conjugação, com troca de material genético. Alguns protozoários possuem estruturas para locomoção e captura de alimento: pseudópodes (ex.: ameba); ciliados (ex.: paramécio) e flagelados (ex.: giárdia). Outros protozoários não possuem organelas de locomoção e são parasitas intracelulares: os protozoários esporozoários (ex.: plasmódio). A ancilostomíase é uma doença infecciosa causada por parasitas nematoides de intestino delgado, os Ancylostoma duodenale e Necator americanus, que possuem diversos hospedeiros, como humanos, cães e felinos. O contágio acontece através de larvas filariformes que penetram a pele humana, e que podem sobreviver até 4 semanas em condições favoráveis, depois de eclodidas de ovos (1 - 2 dias) que foram eliminados nas fezes, e se tornaram primeiro larvas rabditiformes (5 – 10 dias). Essas larvas penetram os alvéolos dos pulmões através dos vasos sanguíneos até a epiglote, e são deglutidos, se desenvolvendo e se alimentando de sangue, presos na parede do intestino delgado por até 2 anos. A ancilostomíase pode causar grande deficiência de ferro, dependendo da quantidade de parasitas no hospedeiro. (Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

Analisando a tabela apresentada:

Ascaris lumbricoides – nematoide causador da Ascaridíase
Entamoeba coli – protozoário ameba que vive naturalmente no intestino humano, mas pode causar disenterias
Trichuris trichiura – nematoide causador da Tricuríase
Entamoeba histolytica – protozoário ameba causador da amebíase
Ancilostomídeos – nematoide causador da ancilostomose
Giardia lamblia – protozoário causador da giardíase
Strongyloides stercoralis – nematoide causador da estrongiloidíase 
Enterobius vermiculares – nematoide causador da enterobíase/oxiuríase
São oito parasitas, dentre eles três protozoários e cinco nematoides.



Os parasitas encontrados pertencem ao(s) grupo(s) dos(as) 


A) protozoários, apenas. Incorreta. Dentre os parasitas, apenas três são protozoários: Entamoeba coli, Entamoeba histolytica, Giardia lamblia.

B) protozoários e nematódeos. CORRETA. Na tabela, há oito parasitas: três protozoários (Entamoeba coli, Entamoeba histolytica, Giardia lamblia) e cinco nematoides (Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Ancilostomídeos, Strongyloides stercoralis, Enterobius vermiculares).

C) platelmintos e nematódeos. Incorreta. Nos parasitas apresentados, nenhum pertence aos platelmintos.

D) bactérias e platelmintos. Incorreta. Dentre os parasitas não há bactérias ou platelmintos.

E) protozoários, platelmintos e nematódeos. Incorreta. Nos parasitas apresentados, não há platelmintos, apenas protozoários e nematódeos.



Gabarito do Professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Protozoários:

-Ciliados;

-Flagelados;

-Rizópodes (se locomovem por pseudópodes).

-Esporozoários (não possuem meio de locomoção).

São seres unicelulares, eucariontes, que se alimentam por fagocitose.

Ex: ameba, Giardia

PLATELMINTOS:

-Esquistossomose (barriga d´´agua, transmitido pelo caramujo Biomphalária)

-Teniase e Cisticercose

-Cisto Hidático

*não tem nenhum destes no quadro demonstrado.

tem três folhetos embrionários e são acelomados;

NEMATELMINTOS:

-Ascaris lumbricoides

-Trichuris

-Ancilostomideo (amarelão)

-Enterobios verniculares (oxiuros)

-Strongylóides.

têm 3 folhetos embrionários e são pseudocelomados.

GAB:B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo