Entre os testes de identificação individual dos grupos sangu...
Considere a seguinte situação: duas mulheres se dizem mães biológicas de um bebê que apresentou a doença hemolítica do recém-nascido. Na determinação dos grupos sanguíneos do sistema Rhesus, as hemácias do sangue da mulher A aglutinaram na presença de uma solução do anticorpo anti-Rh. Já as hemácias do sangue da mulher B não aglutinaram.
A partir dessas informações, pode-se concluir que a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Mulher A – aglutinou em anti-Rh, indicando a presença de Rh positivo (possui antígeno Rh) em seu sangue.
Mulher B – não aglutinou em anti-Rh, o que indica que apresenta Rh negativo (sem antígeno Rh) em seu sangue.
Como o bebê apresentou a doença hemolítica, seu grupo Rh sanguíneo será o oposto do grupo sanguíneo da mãe: bebê Rh positivo, que não é compatível com o sangue da mãe Rh negativo.
Fonte da imagem: site todamateria.com.br
Fonte da imagem: site blogdoenem.com.br
A partir dessas informações, pode-se concluir que a
B) a mulher B é a mãe biológica, pois ela apresenta sangue Rh positivo, enquanto o bebê possui sangue Rh positivo. Incorreta. A mulher B não possui antígeno Rh, sendo Rh negativa.
C) a mulher A não é a mãe biológica, pois ela apresenta sangue Rh positivo, enquanto o bebê possui sangue Rh positivo. CORRETA. A mulher A possui sangue Rh positivo, e não é a mãe, pois o bebê também apresenta sangue Rh positivo. Para ocorrer a doença, a tipagem Rh deve ser oposta entre mãe e bebê.
D) a mulher B não é a mãe biológica, pois ela apresenta sangue Rh negativo, enquanto o bebê possui sangue Rh negativo. Incorreta. A mulher B apresenta sangue Rh negativo, mas o bebê precisa apresentar um sangue positivo para a doença ocorrer.
E) a mulher A não é a mãe biológica, pois ela apresenta sangue Rh negativo, enquanto o bebê possui sangue Rh negativo. Incorreta. A mulher A apresenta sangue Rh positivo (com antígeno Rh), pois ocorreu aglutinação com o anti-Rh.
Gabarito do Professor: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para que haja eritroblastose fetal, o sangue fetal e o sangue materno devem der diferentes, o fetal deve ser positivo e o materno positivo.Realizando os testes, temos que a MÃE A é Rh+ e a MÃE B é Rh-.
Letra C.
Mãe A = Rh+
Mãe B= Rh-
Bebê= Rh+
A doença hemolítica do recém-nascido se manifesta quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e do feto positivo.
GAB:C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo