Entre os testes de identificação individual dos grupos sangu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912946 Biologia
Entre os testes de identificação individual dos grupos sanguíneos, a tipagem pode ser útil para excluir pessoas que estão sob suspeita em uma investigação.
Considere a seguinte situação: duas mulheres se dizem mães biológicas de um bebê que apresentou a doença hemolítica do recém-nascido. Na determinação dos grupos sanguíneos do sistema Rhesus, as hemácias do sangue da mulher A aglutinaram na presença de uma solução do anticorpo anti-Rh. Já as hemácias do sangue da mulher B não aglutinaram.
A partir dessas informações, pode-se concluir que a 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão cita testes de tipagem sanguínea utilizados para investigação, trazendo uma situação de doença hemolítica do recém-nascido, onde duas mulheres A e B tiveram seus sangues testados com solução do anticorpo anti-Rh. Pede-se a alternativa que conclui essa situação, de acordo com as informações. A doença hemolítica do recém-nascido (Eritroblastose fetal) consiste na destruição ou degradação dos glóbulos vermelhos pelos anticorpos da mãe, pela incompatibilidade do sangue da mãe com o sangue do feto. Esses anticorpos são produzidos em uma gestação anterior ou transfusão realizada antes da gestação atual, onde o organismo produz os anticorpos que passam pela placenta apenas em gestação posterior. Essa incompatibilidade ocorre pela presença de antígenos nas hemácias da mãe diferentes dos antígenos que a criança herdou do pai. Essa doença tem como causa mais comum o anticorpo anti-D, com a mãe Rh negativa e o feto Rh positivo, podendo ocorrer por não-compatibilidade no sistema ABO, com a mãe sendo tipo O e o feto tipo A ou B. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
Dados da questão:
Mulher A – aglutinou em anti-Rh, indicando a presença de Rh positivo (possui antígeno Rh) em seu sangue.
Mulher B – não aglutinou em anti-Rh, o que indica que apresenta Rh negativo (sem antígeno Rh) em seu sangue.
Como o bebê apresentou a doença hemolítica, seu grupo Rh sanguíneo será o oposto do grupo sanguíneo da mãe: bebê Rh positivo, que não é compatível com o sangue da mãe Rh negativo.


Fonte da imagem: site todamateria.com.br


Fonte da imagem: site blogdoenem.com.br


 A partir dessas informações, pode-se concluir que a 

A) a mulher A é a mãe biológica, pois ela apresenta sangue Rh positivo, enquanto o bebê possui sangue Rh positivo. Incorreta. A mulher A apresenta o sangue Rh positivo, não é a mãe, pois o bebê precisa apresentar sangue Rh negativo (oposto da mãe) para que apresente a doença.

B) a mulher B é a mãe biológica, pois ela apresenta sangue Rh positivo, enquanto o bebê possui sangue Rh positivo. Incorreta. A mulher B não possui antígeno Rh, sendo Rh negativa.

C) a mulher A não é a mãe biológica, pois ela apresenta sangue Rh positivo, enquanto o bebê possui sangue Rh positivo. CORRETA. A mulher A possui sangue Rh positivo, e não é a mãe, pois o bebê também apresenta sangue Rh positivo. Para ocorrer a doença, a tipagem Rh deve ser oposta entre mãe e bebê.

D) a mulher B não é a mãe biológica, pois ela apresenta sangue Rh negativo, enquanto o bebê possui sangue Rh negativo. Incorreta. A mulher B apresenta sangue Rh negativo, mas o bebê precisa apresentar um sangue positivo para a doença ocorrer.

E) a mulher A não é a mãe biológica, pois ela apresenta sangue Rh negativo, enquanto o bebê possui sangue Rh negativo. Incorreta.  A mulher A apresenta sangue Rh positivo (com antígeno Rh), pois ocorreu aglutinação com o anti-Rh.

Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para que haja eritroblastose fetal, o sangue fetal e o sangue materno devem der diferentes, o fetal deve ser positivo e o materno positivo.Realizando os testes, temos que a MÃE A é Rh+ e a MÃE B é Rh-.

Letra C.

Mãe A = Rh+

Mãe B= Rh-

Bebê= Rh+

A doença hemolítica do recém-nascido se manifesta quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e do feto positivo.

GAB:C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo