Assinale a alternativa que apresenta a principal crítica di...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q626208 Economia
Assinale a alternativa que apresenta a principal crítica direcionada à teoria marginalista da distribuição de renda.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender a questão proposta em concursos sobre a principal crítica à teoria marginalista da distribuição de renda, é essencial ter uma noção básica dessa teoria e de como ela se relaciona com os mercados.

Teoria Marginalista: Esta teoria econômica sugere que os fatores de produção (como trabalho e capital) são remunerados com base em sua produtividade marginal, ou seja, na contribuição adicional que cada unidade desse fator traz à produção total. Essa abordagem é frequentemente associada a modelos de concorrência perfeita, onde todos os participantes do mercado têm acesso total à informação e nenhum agente é grande o suficiente para influenciar o preço de mercado.

A alternativa correta é D - Baseia-se, de forma frágil, em evidências diretas de como os mercados funcionam e baseia-se, de modo muito forte, em uma analogia com um mercado perfeito e mais simples.

Justificativa: A crítica principal à teoria marginalista é exatamente sua dependência de um modelo idealizado de concorrência perfeita, que raramente se verifica na realidade. Na prática, muitos mercados apresentam características como informações assimétricas, barreiras à entrada, e poder de mercado exercido por grandes empresas, que não são considerados pela teoria marginalista. Assim, ela é criticada por não captar adequadamente as complexidades do mundo real e por se basear excessivamente em suposições teóricas.

Análise das alternativas incorretas:

A - Baseia-se substancialmente em um mercado monopolizado. Esta afirmativa está incorreta, pois a teoria marginalista se aplica principalmente a cenários de concorrência perfeita, não a mercados monopolizados, onde uma única empresa domina.

B - Baseia-se especificamente nos lucros substanciais dos empresários oligopolizados. A teoria marginalista não foca em oligopólios, mas sim na alocação de recursos e remuneração em mercados competitivos, tornando esta opção incorreta.

C - Assenta-se sobre uma estrutura de mercado de concorrência monopolística. Ainda que a concorrência monopolística compartilhe algumas características com cenários competitivos, a teoria marginalista clássica não se concentra nesse tipo de mercado, que permite diferenciação de produtos.

E - Assenta-se no princípio de que os empresários dispõem de informações privilegiadas para auferirem lucros extraordinários. A teoria marginalista assume que todos os agentes têm acesso completo à informação, tornando-a inadequada para descrever cenários de informações privilegiadas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo