Acerca de qualidade da água, poluição hídrica e tecnologias ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234991 Engenharia Ambiental e Sanitária
Acerca de qualidade da água, poluição hídrica e tecnologias de tratamento dos efluentes, julgue o item que se segue. 
Os compostos que geram cor presentes nos efluentes não estão, necessariamente, relacionados a problemas de contaminação, mas causam problemas estéticos, de penetração da luz, e podem estar relacionados a compostos recalcitrantes.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C (Certo)

O tema central da questão é a qualidade da água em relação aos compostos presentes nos efluentes. Aqui, focamos em entender como esses compostos afetam a água, especificamente quanto à cor que eles podem gerar.

Primeiramente, é importante compreender que, nos efluentes, compostos que geram cor não são necessariamente indicativos de contaminação química tóxica. Esses compostos podem ser de origem natural ou sintética e, embora possam não ser prejudiciais à saúde, impactam visualmente a qualidade da água.

Problemas estéticos referem-se à aparência da água, que pode ser desagradável devido à coloração. Além disso, a presença de cor pode interferir na penetração da luz na água, afetando processos naturais como a fotossíntese em ambientes aquáticos.

Outro ponto importante destacado na questão é que estes compostos podem estar associados a compostos recalcitrantes. Esses são substâncias que não se decompõem facilmente no meio ambiente, permanecendo na água por longos períodos e dificultando seu tratamento.

A explicação para a alternativa correta (C - Certo) é que, de fato, a presença de cor nos efluentes não está sempre ligada a contaminação química perigosa, mas sim a questões principalmente estéticas e de interferência em processos naturais, além da possível presença de compostos de difícil degradação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A cor em aguas naturais associa-se a problemas de estetica, as dificuldades na penetracao da luz e a presenca de compostos reclacitrantes (nao biodegradáveis, isto é, de taxas de decomposiçao muito baixas) que em geral sao toxicos aos organismos aquaticos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo