O desconhecimento de padrões ecológicos aliado a sistemática...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912960 Biologia
O desconhecimento de padrões ecológicos aliado a sistemáticas intervenções em florestas tropicais, especialmente na Amazônia brasileira, tem gerado grandes impactos ambientais. As suas consequências, em algumas regiões, requerem ações conservacionistas imediatas. Um dos subsídios importantes para a conservação e recuperação das formações florestais parte da análise do estágio sucessional desses fragmentos
(Adaptado de LIMA, et alii. Sucessão ecológica de um trecho de Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas, Carauari, Amazonas. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 161, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/261).
Uma região da Amazônia, onde a mata foi removida e volta a ser ocupada pelos seres vivos, é um exemplo de sucessão
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz um texto sobre os impactos que tem sido gerados pelo desconhecimento ecológico e intervenções em florestas, e as consequências precisam ser avaliadas por ações de conservação, analisando estágios de sucessão desses locais. Em regiões onde a mata foi removida, plantas pioneiras podem se desenvolver bem em ambientes com poucos nutrientes, pouca água e tolerar bastante o sol pleno. Essas plantas são importantes na restauração ambiental, como em um processo de recomeço ecológico de uma área degradada, por exemplo. A sucessão ecológica é uma progressão da mudança na composição e na estrutura das comunidades, até que ocorra o estabelecimento de uma comunidade clímax, ou seja, de uma comunidade estável. A sucessão passa por três fases: a ecese, seral e clímax. A ecese são os primeiros organismos a se instalarem no ambiente, como líquens e gramíneas; a seral é a vegetação de pequeno porte, arbustiva e herbácea; no clímax, a comunidade atinge elevado número de espécies, os nichos ecológicos são ocupados e apresenta grande quantidade de biomassa. Na ecese há predomínio de grandes árvores, os organismos são autótrofos e pouco exigentes, mantém a umidade e os nutrientes no solo, o que garante seu sucesso na restauração de uma vegetação. Quando a sucessão ecológica ocorre em um local nunca antes habitado, ela é chamada de sucessão primária. Quando ocorre em um local onde anteriormente já havia sido habitado, porém foi destruído, é chamada de sucessão secundária. Esses locais apresentam perda total ou parcial da vegetação, mas o solo ainda reserva alguns esporos ou sementes, capazes de restaurar essa área. (Soares, José L. Biologia no terceiro milênio. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1998)

Fonte da imagem: site euquerobiologia.com.br


Uma região da Amazônia, onde a mata foi removida e volta a ser ocupada pelos seres vivos, é um exemplo de sucessão

A) clímax, onde a biodiversidade tende a ser menor que a da comunidade pioneira. Incorreta. O estágio do clímax é atingido apenas quando a comunidade se estabelece após sua ocupação, com grande biomassa e estabilidade, maior que a pioneira.

B) secundária, onde a biomassa tende a ser maior que a da comunidade clímax. Incorreta. A sucessão secundária ocorre onde antes havia vegetação e houve remoção, voltando a ser ocupada, porém sua biomassa é menor que a comunidade clímax, por serem os pioneiros na restauração ambiental.

C) clímax, onde a biodiversidade tende a ser maior que a da comunidade pioneira. Incorreta. O estágio do clímax é atingido quando apenas quando a comunidade se estabelece após sua ocupação, com grande biomassa e estabilidade maior que a comunidade pioneira, porém não é essa sucessão que ocorre.

D) secundária, onde a biodiversidade tende a ser menor que a da comunidade clímax. CORRETA. A sucessão secundária ocorre onde antes havia vegetação e houve remoção, voltando a ser ocupada, e sua biodiversidade geralmente é menor que a comunidade clímax, por serem os pioneiros.

E) clímax, onde a biomassa tende a ser menor que a da comunidade pioneira. Incorreta. O estágio do clímax é atingido quando apenas quando a comunidade se estabelece após sua ocupação, com grande biomassa e estabilidade maior que a comunidade pioneira.


Gabarito do Professor: D




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Comunidade pioneira

É formada pelos primeiros organismos que se instalam em uma região, como os líquens e musgos em rochas. De uma maneira geral, as espécies pioneiras apresentam como características: o crescimento e amadurecimentos rápidos, fácil dispersão e brotos que são intolerantes à sombra. Essas características tornam as espécies pioneiras organismos com grande capacidade de colonização.

O desenvolvimento da comunidade pioneira está diretamente relacionado com o das comunidades intermediárias. Algumas vezes observamos que a comunidade pioneira é responsável por facilitar o desenvolvimento de outras espécies, uma vez que é responsável por aumentar, entre outros fatores, a biomassa da região."

Comunidade intermediária

É aquela que se apresenta como uma comunidade de transição, em que é observado um aumento na diversidade, porém o ecossistema ainda não atingiu seu auge.

Comunidade clímax

É aquela em que se observa o auge da diversidade em um ecossistema. Nessa comunidade o que se percebe, geralmente, é uma maior biomassa e também uma teia alimentar mais complexa do que nas outras comunidades."

a sucessão secundária, é quando o processo de sucessão ecológica se inicia em um local em que a vegetação préexistente foi eliminada, ou seja, apresentando menor biodiversidade, haja vista a pertubação no ecossistema,

GAB: D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo