No que se refere a qualidade do solo e da água subterrânea, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235000 Direito Ambiental
No que se refere a qualidade do solo e da água subterrânea, gerenciamento de resíduos sólidos, remediação de solos e de água subterrânea, julgue o item subsequente. 
No caso de lixões, um dos problemas decorrentes da disposição de resíduos diretamente no solo é que a geração de lixiviado continua mesmo após o encerramento desse tipo de atividade no local.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento acerca dos resíduos sólidos e pede ao candidato que julgue o item abaixo: 

No caso de lixões, um dos problemas decorrentes da disposição de resíduos diretamente no solo é que a geração de lixiviado continua mesmo após o encerramento desse tipo de atividade no local. 

A sentença é verdadeira.  O lixiviado é um líquido decorrente da degradação da matéria orgânica presente nos resíduos encaminhados aos aterros ou lixões. Como o processo de degradação é um processo biológico, mesmo após o encerramento da disposição dos resíduos no local, as bactérias continuam a degradação de matéria orgânica presente nesses resíduos, o que, consequentemente, continua a produzir o lixiviado.  
Portanto, item correto.


Gabarito: Certo. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lixiviado = chorume

Resposta: certo

O lixo continua no local, mesmo após o encerramento da atividade no local, e com isso continua a produção de lixiviado (ou chorume), principalmente se infiltrar água da chuva. O mesmo ocorre com aterro sanitário, só que nesta situação, há um controle (coleta) do lixiviado.

Estou aprendendo muito através dos comentários e questões, vocês são demais !

Os lixiviados (chorume) de aterros sanitários são produzidos durante toda sua vida útil e após seu encerramento, devendo ser coletados, tratados e monitorados por várias decadas

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-20102014-093650/pt-br.php

Lembre-se: Até no lixão nasce flor!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo