João das Neves da Fontoura foi ministro das relações exteri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1276294 História
João das Neves da Fontoura foi ministro das relações exteriores do governo de Getúlio Vargas entre 1951 e 1953. Já ex-ministro, em entrevista ao Jornal O Globo, denunciou “mesmo sem provas contundentes (baseando-se apenas num vago discurso de Perón restrito a oficiais) [...] o ‘plano secreto’ dos três presidentes (Getúlio, Perón e Carlos Ibañez, do Chile), ainda que admitindo que se tratava muito mais de um iniciativa de Perón do que de Vargas. NAPOLITANO, Marcos. “Crises políticas e o ‘golpismo atávico’ na história recente do Brasil (1954-2016)”. In. MACHADO, André R de A.; TOLEDO, Maria Rita de A. Golpes na História e na Escola. O Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: Cortez, 2017, p. 59.
A denúncia sem provas apresentada pelo ex-ministro de Vargas envolvendo os três presidentes se referia à existência da/do
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

João das Neves da Fontoura, como ex-ministro do governo de Getúlio Vargas, trouxe a público uma acusação bastante séria. Apesar de carecer de provas contundentes, ele denunciou um suposto 'plano secreto' entre os então presidentes da América do Sul: Getúlio Vargas do Brasil, Juan Domingo Perón da Argentina e Carlos Ibañez do Chile.

Segundo Fontoura, o discurso de Perón, embora vago e focado em um público restrito de oficiais, sugeria uma iniciativa mais personalista do líder argentino do que uma ação conjunta liderada por Vargas. A denúncia implicava diretamente no envolvimento dos três presidentes numa conspiração política, que, conforme o ex-ministro, tinha muito mais a ver com as ambições de Perón.

Entre as alternativas apresentadas sobre o assunto da denúncia, a correta é a letra C. Esta alternativa fala sobre o pacto ABC, que seria uma aliança entre Argentina, Brasil e Chile. O objetivo desse pacto seria formar um bloco aduaneiro nacionalista e antiamericano na América do Sul, ou seja, uma união econômica que também refletiria uma postura política específica frente às influências externas, especialmente dos Estados Unidos.

A relevância dessa denúncia, mesmo desprovida de comprovação, ressalta a complexidade das relações internacionais na América do Sul durante o período citado, bem como as tensões políticas inerentes ao contexto da Guerra Fria.

Referência: NAPOLITANO, Marcos. "Crises políticas e o ‘golpismo atávico’ na história recente do Brasil (1954-2016)". In. MACHADO, André R de A.; TOLEDO, Maria Rita de A. Golpes na História e na Escola. O Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: Cortez, 2017, p. 59.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A partir de algumas frases retiradas do contexto, a matéria construía a versão de que estava em curso um complô dos “três caudilhos” — os presidentes de Argentina, Brasil e Chile — para promover uma “integração sul-americana num arquipélago de repúblicas sindicalistas contra os Estados Unidos”. Tratava-se de uma tosca deformação de uma proposta de Perón, levada ao Chile, para a criação do Pacto ABC (iniciais dos três países), que, se concretizado, seria o precursor do atual Mercosul."

Fonte: Memorial da Democracia - O Falso Pacto de Expansão Argentina

Gabarito - Letra C

Pena que o pacto só ficou no papel, imagina se os países latino americanos se unissem e formasse um bloco a moda União Europeia, focando no nosso próprio desenvolvimento econômico, largaríamos de uma vez por todas de ser o quintal de casa estadunidense.

Gabarito C

Ta faltando um Presidente que pense no Brasil como você pensava Vargas!!!

União das Repúblicas Socialistas da América Latina URSAL.

Lembrei do Cabo Daciolo. rsrsr..

Dito isso, errei a questão por culpa dele.

ALTERNATIVA C

"No início de 1953, o presidente argentino  procurou o presidente brasileiro, , visando o estabelecimento de um programa comum entre as três nações, para que juntas formassem um bloco continental alternativo à polarização mundial entre  e .Perón, publicamente, anunciou os preparativos para a revitalização do chamado “Pacto ABC”

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo