João das Neves da Fontoura foi ministro das relações exteri...
A denúncia sem provas apresentada pelo ex-ministro de Vargas envolvendo os três presidentes se referia à existência da/do
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
João das Neves da Fontoura, como ex-ministro do governo de Getúlio Vargas, trouxe a público uma acusação bastante séria. Apesar de carecer de provas contundentes, ele denunciou um suposto 'plano secreto' entre os então presidentes da América do Sul: Getúlio Vargas do Brasil, Juan Domingo Perón da Argentina e Carlos Ibañez do Chile.
Segundo Fontoura, o discurso de Perón, embora vago e focado em um público restrito de oficiais, sugeria uma iniciativa mais personalista do líder argentino do que uma ação conjunta liderada por Vargas. A denúncia implicava diretamente no envolvimento dos três presidentes numa conspiração política, que, conforme o ex-ministro, tinha muito mais a ver com as ambições de Perón.
Entre as alternativas apresentadas sobre o assunto da denúncia, a correta é a letra C. Esta alternativa fala sobre o pacto ABC, que seria uma aliança entre Argentina, Brasil e Chile. O objetivo desse pacto seria formar um bloco aduaneiro nacionalista e antiamericano na América do Sul, ou seja, uma união econômica que também refletiria uma postura política específica frente às influências externas, especialmente dos Estados Unidos.
A relevância dessa denúncia, mesmo desprovida de comprovação, ressalta a complexidade das relações internacionais na América do Sul durante o período citado, bem como as tensões políticas inerentes ao contexto da Guerra Fria.
Referência: NAPOLITANO, Marcos. "Crises políticas e o ‘golpismo atávico’ na história recente do Brasil (1954-2016)". In. MACHADO, André R de A.; TOLEDO, Maria Rita de A. Golpes na História e na Escola. O Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: Cortez, 2017, p. 59.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"A partir de algumas frases retiradas do contexto, a matéria construía a versão de que estava em curso um complô dos “três caudilhos” — os presidentes de Argentina, Brasil e Chile — para promover uma “integração sul-americana num arquipélago de repúblicas sindicalistas contra os Estados Unidos”. Tratava-se de uma tosca deformação de uma proposta de Perón, levada ao Chile, para a criação do Pacto ABC (iniciais dos três países), que, se concretizado, seria o precursor do atual Mercosul."
Fonte: Memorial da Democracia - O Falso Pacto de Expansão Argentina
Gabarito - Letra C
Pena que o pacto só ficou no papel, imagina se os países latino americanos se unissem e formasse um bloco a moda União Europeia, focando no nosso próprio desenvolvimento econômico, largaríamos de uma vez por todas de ser o quintal de casa estadunidense.
Gabarito C
Ta faltando um Presidente que pense no Brasil como você pensava Vargas!!!
União das Repúblicas Socialistas da América Latina URSAL.
Lembrei do Cabo Daciolo. rsrsr..
Dito isso, errei a questão por culpa dele.
ALTERNATIVA C
"No início de 1953, o presidente argentino procurou o presidente brasileiro, , visando o estabelecimento de um programa comum entre as três nações, para que juntas formassem um bloco continental alternativo à polarização mundial entre e .Perón, publicamente, anunciou os preparativos para a revitalização do chamado “Pacto ABC”
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo