A notícia divulgada no portal do G1/Ceará, no dia 21/06/202...
A notícia divulgada no portal do G1/Ceará, no dia 21/06/2022, apresenta a seguinte chamada: “Quadrilha junina é interrompida durante apresentação por ter inspiração no candomblé, no Ceará”. A notícia referia-se a uma situação ocorrida no dia 19/06/2022, quando houve a apresentação de uma quadrilha junina no município de Uruburetama. Os participantes da quadrilha junina, segundo a nota, foram interrompidos, no momento em que se apresentavam de branco em homenagem à irmã Dulce, freira brasileira que desenvolveu um trabalho de ajuda aos pobres na Bahia. A quadrilha junina é uma manifestação folclórica coletiva muito popular no Brasil e uma manifestação artística e cultural que utiliza a dança como elemento de expressão corporal. A dança é um dos objetos de conhecimento a ser tematizado nas aulas de Educação Física escolar. Os professores podem utilizar-se de notícias como essa, veiculadas na mídia, para o trato pedagógico dessa temática em suas aulas. Sobre a temática em questão, analise os itens que seguem abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Link da notícia: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/06/21/quadrilha-junina-e- interrompida-durante-apresentacao-por-ter- inspiracao-no-candomble-no-ceara.ghtml.
I. A tematização, nas aulas de Educação Física, do objeto de conhecimento Dança, não deve abordar temas polêmicos que envolvam as questões religiosas sob pena de promover um processo de catequização dos alunos.
II. O professor pode utilizar a notícia, para tratar pedagogicamente o tema no combate à intolerância religiosa, promovendo a problematização com os alunos, e para experimentar corporalmente atividades de matriz afro-brasileira como a apresentada na quadrilha.
III. Utilizando-se da mídia como fator de promoção da apreciação e da crítica, o professor pode propor uma pesquisa para que os alunos investiguem diferentes tipos de quadrilha ou as novas versões de quadrilha que estão renovando o sentido atribuído a essa prática corporal e desenvolver nos alunos a capacidade de associar informações, analisá-las criticá-las e aprofundá-las.
IV. Não é papel do professor estabelecer relações entre temas descontextualizados das aulas de Educação Física, uma vez que a quadrilha, mesmo como manifestação corporal, não é conteúdo das aulas.