Sem contar com o apoio militar que tivera em novembro de 18...
NEVES, Lúcia Bastos Pereira das. “A vida política”. In SCHWARCZ, Lilia M. (org.) História do Brasil Nação: 1808-2010. Vol. 1, Crise colonial e independência, 1808-1830. Alberto da Costa e Silva (coord). Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 111.
Entre os fatores responsáveis pela abdicação de D. Pedro I, Lúcia Bastos P. Neves indica a “opinião pública”, que participava da vida política através da
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Segundo a historiadora Lúcia Bastos Pereira das Neves, a opinião pública desempenhou um papel significativo nos eventos que levaram à abdicação de D. Pedro I. De acordo com a autora, a imprensa periódica emergiu como o principal meio de comunicação das ideias políticas da época, e isso foi essencial para a formação do cenário político que culminou com a abdicação do monarca.
Entre as alternativas apresentadas, a alternativa correta é a letra C, que afirma que a imprensa periódica foi o veículo mais importante para a disseminação de ideias políticas. Isso ocorreu porque os autores de obras políticas, ao veicularem suas ideias através da imprensa, gozavam de imunidade, o que lhes permitia uma maior liberdade de expressão sem o risco de represálias diretas, diferente do que acontecia em outros espaços públicos.
Essa liberdade na imprensa permitiu que ideias e críticas circulassem mais amplamente entre a população e a elite política, influenciando fortemente a opinião pública e, por consequência, o cenário político da época. Portanto, a imprensa teve um papel essencial na construção do ambiente que levou à decisão de D. Pedro I de abdicar do trono brasileiro.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(...)Foi através dessa imprensa, parcial, limitada e geralmente exagerada, mas ainda assim influente e incômoda aos governantes, que os letrados mudavam sua própria maneira de interpretar os novos fundamentos políticos da legitimidade do governo. Ao relacionarem suas explicações com o passado e com o presente, interagirem com os acontecimentos, dialogarem com outros periódicos, e com leitores e leitoras, tanto redatores como leitores foram sujeitos ativos na construção da identidade política brasileira no final do Primeiro Reinado.
A imprensa influencia até os dias de hoje...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo