Boa parte da rotina dos cientistas forenses é dedicada a id...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912968 Biologia
Boa parte da rotina dos cientistas forenses é dedicada a identificar pessoas. Em determinados casos, a análise dos ossos pode trazer pistas mais valiosas e fundamentais para desvendar o enigma.
(Adaptado de http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/antropologo-forense-busca-parametros-para-analisar-ossadas/)
No tecido ósseo encontramos os osteoclastos, que são células
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa A.

Para entender a questão, vamos falar sobre o tecido ósseo e os tipos de células que o compõem, especialmente os osteoclastos e os osteoblastos.

O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo especializado que desempenha diversas funções no corpo, incluindo suporte estrutural, proteção de órgãos vitais, armazenamento de minerais e facilitação do movimento. As células principais envolvidas neste processo são os osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.

Osteoclastos são células grandes, móveis e multinucleadas que desempenham um papel fundamental na reabsorção óssea. Eles são responsáveis por quebrar e remover o tecido ósseo velho ou danificado, abrindo caminho para a regeneração do osso novo, que é então formado pelos osteoblastos.

Agora, vamos analisar as alternativas com base nessas informações:

A - móveis e com muitos núcleos. Os osteoclastos atuam em áreas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para a regeneração do tecido ósseo pelos osteoblastos.

Esta é a alternativa correta. Os osteoclastos são realmente móveis e multinucleados, e sua principal função é reabsorver o tecido ósseo danificado ou antigo, permitindo que os osteoblastos formem novo tecido ósseo.

B - móveis e mononucleadas. Os osteoclastos atuam regenerando o tecido ósseo, depois que os osteoblastos removeram áreas lesadas ou envelhecidas do osso.

Esta alternativa está incorreta porque os osteoclastos não são mononucleados, eles são multinucleados. Além disso, os osteoclastos não regeneram o tecido ósseo; eles reabsorvem o tecido velho ou danificado.

C - imóveis e mononucleadas. Os osteoclastos atuam em áreas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para a regeneração do tecido ósseo pelos osteoblastos.

Esta alternativa está incorreta porque os osteoclastos são móveis e multinucleados, não imóveis e mononucleados.

D - imóveis e com muitos núcleos. Os osteoclastos atuam regenerando o tecido ósseo, depois que os osteoblastos removeram áreas lesadas ou envelhecidas do osso.

Esta alternativa está incorreta porque os osteoclastos são móveis, não imóveis. Além disso, os osteoblastos não removem o tecido ósseo; essa é a função dos osteoclastos.

E - móveis, gigantes e mononucleadas. Os osteoclastos atuam em áreas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para a regeneração do tecido ósseo pelos osteoblastos.

Esta alternativa está incorreta porque, embora os osteoclastos sejam móveis e gigantes, eles não são mononucleados; eles possuem vários núcleos (multinucleados).

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas sobre a função e características dos osteoclastos no tecido ósseo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os osteócitos são células situadas no interior das lacunas da matriz; os osteoblastos são células relacionadas à síntese da parte orgânica da matriz e estão localizados na sua periferia; e os osteoclastos são células grandes, multinucleadas e móveis. Estes são responsáveis pela reabsorção óssea, por meio da desmineralização e degradação da matriz óssea.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo