Diferente de outros minerais do solo, os íons amônio e nitra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912969 Biologia
Diferente de outros minerais do solo, os íons amônio e nitrato - as formas de nitrogênio assimiláveis pelas plantas – não são derivados do intemperismo das rochas. Embora o relâmpago produza pequenas quantidades de nitrato - que se precipita no solo pela chuva, a maior parte do nitrogênio do solo provém da atividade de bactérias.
No ciclo do nitrogênio, bactérias
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz um texto sobre as formas de nitrogênio que são absorvidas pelas plantas, citando que o relâmpago produz nitratos, mas que a maior parte dos íons absorvíveis provém da ação de bactérias. Pede-se a alternativa correta sobre as bactérias no ciclo do nitrogênio. O ciclo do nitrogênio realiza a transformação do gás N2 em alguns compostos nitrogenados. O nitrogênio é um elemento adquirido na alimentação de vegetais ou animais que se alimentam de vegetais, porém, os vegetais não conseguem absorvê-lo do ar, precisando da ajuda de alguns organismos. Três etapas podem ser descritas nesse processo: a fixação, a nitrificação e desnitrificação. As bactérias fixadoras de nitrogênio (Rhizobium – raízes de plantas leguminosas; cianobactérias e Azotobacter – bactérias do solo) se associam com raízes de leguminosas e transformam o gás nitrogênio em amônia (NH3), que uma parte é absorvida pela planta e outra pelo solo; Na nitrificação bactérias nitrificantes transformam amônia em nitratos (NO-3) para que possam ser absorvidos pelos vegetais, e nessa etapa ocorrem dois processos: a nitrosação, onde parte da amônia não absorvida é transformada em nitrito pelas bactérias Nitrosomonas, Nitrosococcus e Nitrosolobus; e a nitratação, onde as bactérias Nitrobacter oxidam os nitritos do solo e os transformam em nitratos. Outras bactérias que vivem no solo, as Pseudomonas denitrificans, transformam o nitrato novamente em gás N2 (nitrogênio atmosférico), processo chamado de desnitrificação, mantendo a estabilidade do ciclo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)
 

Fonte da imagem: site educabras.com


No ciclo do nitrogênio, bactérias

A) do gênero Rhizobium são responsáveis pela nitrificação, etapa que converte nitrogênio gasoso em amônia. Incorreta. As bactérias desse gênero, encontradas nas raízes de leguminosas, são responsáveis pela fixação do nitrogênio, convertendo N2 em amônia, etapa chamada de fixação, e não nitrificação.

B) amonificantes transformam aminoácidos oriundos da decomposição da matéria orgânica, em nitrato. Incorreta. Não há presença de bactérias que transformam aminoácidos em nitratos no ciclo do nitrogênio.

C) do gênero Nitrosomonas transformam íons amônio em nitrito. CORRETA. As bactérias 
Nitrosomonas são responsáveis por transformar amônia em nitritos, na etapa de nitrosação, dentro da nitrificação.

D) desnitrificantes, anaeróbias, convertem íons amônio em gás nitrogênio. Incorreta. As bactérias desnitrificantes transformam o nitrato, e não amônia, novamente em gás nitrogênio.

E) do gênero Azotobacter, aeróbicas de vida livre, participam da oxidação de nitrito a nitrato. Incorreta. As bactérias de vida livre Azotobacter participam da etapa de fixação, transformando o N2 em amônia.



Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O ciclo do nitrogênio apresenta as seguintes bactérias:

Fixadoras, como é as do gênero Rhizobium;

Decompositoras, que garantem o processo de amonização;

Nitrificantes, como as Nitrosomonas e Nitrosococus, que realizam o processo de nitrosação, e as Nitrobacter, que realizam o processo de nitração;

Desnitrificantes, que garantem a liberação de nitrogênio para a atmosfera."

Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-nitrogenio.htm

O ciclo do nitrogênio é um processo biogeoquímico crucial para a vida na Terra. As plantas, por exemplo, não conseguem utilizar o nitrogênio gasoso (N2) presente na atmosfera, necessitando de formas assimiláveis como amônio (NH4+) e nitrato (NO3-). As bactérias desempenham papéis fundamentais nesse ciclo, convertendo o nitrogênio através de diferentes etapas:

1. Fixação: Bactérias do gênero Rhizobium e outras fixadoras de nitrogênio convertem o nitrogênio gasoso (N2) em amônia (NH3). Essa etapa ocorre em associação com raízes de leguminosas ou em cianobactérias de vida livre.

2. Amonificação: Bactérias amonificantes decompõem a matéria orgânica morta, liberando amônia (NH3) no solo.

3. Nitrificação:

  • Nitrosomonas: Bactérias aeróbicas que convertem a amônia (NH3) em nitrito (NO2-). Essa etapa é crucial para a disponibilidade de nitrogênio para as plantas.
  • Nitrobacter: Bactérias aeróbicas que convertem o nitrito (NO2-) em nitrato (NO3-).

4. Desnitrificação: Bactérias desnitrificantes anaeróbicas convertem o nitrato (NO3-) em nitrogênio gasoso (N2), completando o ciclo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo