Assinale a alternativa que, na programação orientada a obje...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta Correta: E - Polimorfismo.
O tema abordado nesta questão está centralizado na Programação Orientada a Objetos (POO), uma abordagem de programação que utiliza objetos e suas interações para projetar e programar aplicações. A questão foca em uma das características fundamentais da POO, que é o polimorfismo. Este conceito é essencial para entender como diferentes classes podem ser utilizadas através de uma interface comum, permitindo que objetos de diferentes tipos sejam tratados de forma unificada.
Para resolver a questão, é preciso compreender cada uma das opções apresentadas e como elas se relacionam com os princípios da POO:
- Herança: Permite que uma classe herde propriedades e comportamentos de outra, promovendo reutilização de código.
- Encapsulamento: Esconde detalhes internos do funcionamento de um objeto, expondo apenas o necessário para o uso externo.
- Reuso: Não é um princípio da POO por si só, mas sim um benefício que é promovido pelo uso de herança, encapsulamento, entre outros.
- Acoplamento: Refere-se ao grau de dependência entre diferentes módulos de um software, onde idealmente se busca um baixo acoplamento.
- Polimorfismo: Permite que objetos de diferentes classes sejam tratados como instâncias de uma classe comum através de uma interface única, possibilitando que métodos com o mesmo nome, mas implementações diferentes, sejam invocados de forma indistinta.
O polimorfismo é a característica que corresponde à descrição dada pela questão, pois permite que diferentes objetos sejam acessados por meio de uma mesma interface. Isso é útil em muitas situações, como na implementação de algoritmos que podem operar com objetos de tipos diferentes, mas que compartilham uma interface comum. Por exemplo, uma função que manipula uma coleção de objetos "Animais" pode invocar o método "emitirSom" em cada animal sem precisar saber qual subclasse específica (cão, gato, pássaro, etc.) está sendo manipulada. Cada classe irá implementar "emitirSom" a sua maneira, mas a função que manipula a coleção de "Animais" pode tratá-los todos uniformemente graças ao polimorfismo.
Portanto, a alternativa E - Polimorfismo, está correta, pois ela representa a capacidade de uma interface ser utilizada para entidades de diferentes tipos na programação orientada a objetos, permitindo a interação com objetos de maneira genérica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Existem 4 tipos de Polimorfismo. A questão provavelmente trata do polimorfismo de inclusão.
.
List list; // interface única
list = new ArrayList(); // entidade do tipo 1
list = new LinkedList(); // entidade do tipo 2
Um dos tipos de Polimorfismo, de inclusão. No java se implementa (implements) um conjunto de métodos. Alguns também chamam de Contratos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo