Algumas bactérias Gram-positivas que são patógenas, como Ba...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912978 Biologia
Algumas bactérias Gram-positivas que são patógenas, como Bacillus anthracis, são capazes de formar endósporos, como resposta a condições de falta de água ou de nutrientes essenciais. Na esporogênese,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre as bactérias Gram-positivas que são patógenas e formam endósporos, estruturas resistentes. Pede-se a alternativa correta sobre o processo de esporogênese. As bactérias são microrganismos unicelulares formados por uma célula procariótica, ou agregados de células (colônias), com reprodução assexuada (divisão binária), e podem formar endósporos, estruturas resistentes a condições adversas. Apresentam uma parede celular externa da membrana plasmática formada por peptideoglicano, estrutura que protege a célula e garante sua forma pela rigidez. As bactérias Gram-negativas e Gram-positivas se classificam a partir da coloração que surge após um processo químico, a coloração de Gram. As Gram-negativas adquirem coloração vermelha por terem um envoltório de cápsula protetora, além de uma membrana externa que confere proteção contra certos antibióticos. As Gram-positivas, como a Bacillus anthracis citada na questão, adquirem uma coloração azul, pois apresentam paredes celulares diferentes. Na formação de um esporo, ocorre uma desidratação da célula da bactéria, reduzindo o metabolismo do esporo para conseguir sobreviver a condições adversas. Nesse processo de formação, o cromossomo se duplica, ocorrendo o isolamento de uma das cópias do cromossomo por uma membrana plasmática. Em seguida, uma parede grossa é formada ao redor da membrana, e a parte restante da célula se degrada, com o rompimento da parede e liberação do esporo, que em ambiente ideal, se reconstitui em uma nova bactéria com reprodução por divisão binária. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Métodos físicos e químicos de controle do crescimento microbiano. Disponível em https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/.... Acesso em julho de 2022)


Fonte da imagem: site olhonavaga.com.br

  

Na esporogênese,

A) o cromossomo bacteriano é envolvido por uma membrana plasmática simples, onde se deposita peptideoglicano. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém açúcares. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente. Incorreta. A membrana plasmática que uma das cópias é envolta é dupla, e não simples; a capa do esporo é constituída de proteínas, e não açúcares.

B) o cromossomo bacteriano duplica-se, uma das cópias se isola e é envolvido por dupla membrana plasmática, onde se deposita queratina. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém açúcares. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente. Incorreta. Não há depósito de queratina no processo de formação do esporo, além de não conter açúcares na capa do esporo.

C) o cromossomo bacteriano é envolvido por uma membrana plasmática simples, onde se deposita queratina. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém proteínas. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente. Incorreta. A cópia do cromossomo é envolta por uma membrana plasmática dupla, sem depósito de queratina.

D) o cromossomo bacteriano duplica-se, uma das cópias se isola e é envolvido por dupla membrana plasmática, onde se deposita peptideoglicano. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém proteínas. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente. CORRETA. Uma das cópias do cromossomo é envolta por uma membrana plasmática dupla, sendo depositado peptideoglicano, e a capa do esporo contém proteínas.

E) o cromossomo bacteriano é envolvido por uma membrana plasmática simples, onde se deposita queratina. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém açúcares. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente. Incorreta. A membrana plasmática que envolve a cópia do cromossomo é dupla, e sem depósito de queratina e sem conter açúcares na capa do esporo.





Gabarito do Professor: D


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na esporogênese, o cromossomo bacteriano duplica-se, uma das cópias se isola e é envolvido por dupla membrana plasmática, onde se deposita peptideoglicano. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém proteínas. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente.

Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos (do grego, endos, dentro), por um processo denominado esporulação, ou esporogênese.

GAB:D

Eu não sabia ao certo a resposta, mas fui pelo raciocínio que os esporos são formas de resistência, logo, não imaginaria que uma forma tão resistente teria parede "simples", ao meu ver seria dupla. Eliminei algumas por aí...

Sobram 2 alternativas, mas "queratina" não faz parte da composição da parede celular de procariontes, que é o assunto da questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo