Algumas bactérias Gram-positivas que são patógenas, como Ba...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fonte da imagem: site olhonavaga.com.br
Na esporogênese,
B) o cromossomo bacteriano duplica-se, uma das cópias se isola e é envolvido por dupla membrana plasmática, onde se deposita queratina. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém açúcares. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente. Incorreta. Não há depósito de queratina no processo de formação do esporo, além de não conter açúcares na capa do esporo.
C) o cromossomo bacteriano é envolvido por uma membrana plasmática simples, onde se deposita queratina. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém proteínas. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente. Incorreta. A cópia do cromossomo é envolta por uma membrana plasmática dupla, sem depósito de queratina.
D) o cromossomo bacteriano duplica-se, uma das cópias se isola e é envolvido por dupla membrana plasmática, onde se deposita peptideoglicano. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém proteínas. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente. CORRETA. Uma das cópias do cromossomo é envolta por uma membrana plasmática dupla, sendo depositado peptideoglicano, e a capa do esporo contém proteínas.
E) o cromossomo bacteriano é envolvido por uma membrana plasmática simples, onde se deposita queratina. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém açúcares. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente. Incorreta. A membrana plasmática que envolve a cópia do cromossomo é dupla, e sem depósito de queratina e sem conter açúcares na capa do esporo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na esporogênese, o cromossomo bacteriano duplica-se, uma das cópias se isola e é envolvido por dupla membrana plasmática, onde se deposita peptideoglicano. A seguir, surge o exosporium e a capa do esporo, que contém proteínas. Por fim, o esporo maduro é liberado no ambiente.
Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos (do grego, endos, dentro), por um processo denominado esporulação, ou esporogênese.
GAB:D
Eu não sabia ao certo a resposta, mas fui pelo raciocínio que os esporos são formas de resistência, logo, não imaginaria que uma forma tão resistente teria parede "simples", ao meu ver seria dupla. Eliminei algumas por aí...
Sobram 2 alternativas, mas "queratina" não faz parte da composição da parede celular de procariontes, que é o assunto da questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo