Acerca da síndrome de esgotamento profissional, denominada d...
A referida síndrome causa sofrimento mental e, em casos isolados, provoca atitudes de ironia e cinismo nos portadores, em relação aos colegas de trabalho e às pessoas a quem o profissional preste serviço.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - errado
A questão aborda a síndrome de burnout, uma condição de esgotamento profissional que afeta significativamente a saúde mental dos indivíduos. Entender essa síndrome é essencial para profissionais que lidam com ambientes de trabalho estressantes e que precisam identificar seus sinais para buscar ajuda ou oferecer suporte aos colegas.
A síndrome de burnout é caracterizada por três dimensões principais: exaustão emocional, despersonalização e uma redução do sentido de realização pessoal. A ideia central é que o profissional se sente completamente desgastado, desmotivado e distanciado emocionalmente do trabalho e das pessoas ao seu redor.
No entanto, a afirmação de que a síndrome provoca, em casos isolados, atitudes de ironia e cinismo em relação aos colegas de trabalho ou clientes, está incorreta. Na verdade, a despersonalização, que é um dos componentes do burnout, se manifesta frequentemente como cinismo ou um comportamento distante e até mesmo insensível, mas não é algo restrito a "casos isolados". Esse comportamento é, de fato, uma das respostas mais comuns ao esgotamento emocional causado pelo burnout.
Portanto, a afirmação do item está errada, pois subestima a frequência com que tais comportamentos ocorrem entre pessoas afetadas pela síndrome.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O que é tido como regra a questão apresentou como exceção: ("casos isolados")
São doze os estágios de Burnout:
Necessidade de se afirmar ou provar ser sempre capazDedicação intensificada - com predominância da necessidade de fazer tudo sozinho e a qualquer hora do dia (imediatismo);Descaso com as necessidades pessoais - comer, dormir, sair com os amigos começam a perder o sentido;Recalque de conflitos - o portador percebe que algo não vai bem, mas não enfrenta o problema. É quando ocorrem as manifestações físicas;Reinterpretação dos valores - isolamento, fuga dos conflitos. O que antes tinha valor sofre desvalorização: lazer, casa, amigos, e a única medida da auto-estima é o trabalho;Negação de problemas - nessa fase os outros são completamente desvalorizados, tidos como incapazes ou com desempenho abaixo do seu. Os contatos sociais são repelidos, cinismo e agressão são os sinais mais evidentes;Recolhimento e aversão a reuniões (anti-socialização);Mudanças evidentes de comportamento (dificuldade de aceitar certas brincadeiras com bom senso e bom humor);Despersonalização (evitar o diálogo e dar prioridade aos e-mails, mensagens, recados etc);Vazio interior e sensação de que tudo é complicado, difícil e desgastante;Depressão - marcas de indiferença, desesperança, exaustão. A vida perde o sentido;E, finalmente, a síndrome do esgotamento profissional propriamente dita, que corresponde ao colapso físico e mental. Esse estágio é considerado de emergência e a ajuda médica e psicológica uma urgência.1Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo