(Concurso Milagres/2018) Sobre a eletroforese, assinale a o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1799233 Biologia
(Concurso Milagres/2018) Sobre a eletroforese, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

A eletroforese é uma técnica amplamente utilizada em laboratórios de biologia molecular para separar e analisar macromoléculas como DNA, RNA e proteínas. Vamos analisar cada alternativa para entender por que a letra A está correta e as outras não.

A - A quantificação de DNA em gel de agarose é uma técnica de menor precisão, comparada a eletroforese em acrilamida, sendo utilizada como instrumento para averiguação de êxito na etapa de extração.

Essa afirmação está correta. A eletroforese em gel de agarose é comumente usada para a quantificação e visualização de DNA, especialmente após extração ou amplificação (como PCR). Apesar de ser menos precisa do que a eletroforese em gel de poliacrilamida para separar fragmentos menores, ela é amplamente utilizada devido à sua simplicidade e eficiência para verificar se a extração foi bem-sucedida.

Alternativas incorretas:

B - A eletroforese em gel de agarose é usada para separar proteínas de tamanhos diferentes, que podem ser detectadas por fluorescência.

Essa afirmação está incorreta. A eletroforese em gel de agarose é geralmente utilizada para separar ácidos nucleicos (DNA e RNA), não proteínas. Para a separação de proteínas, utiliza-se normalmente a eletroforese em gel de poliacrilamida (SDS-PAGE).

C - A identificação de partes amplificadas de DNA não pode ser realizada em gel de poliacrilamida.

Essa afirmação está incorreta. A eletroforese em gel de poliacrilamida pode sim ser usada para identificar partes amplificadas de DNA, especialmente quando se deseja maior resolução para fragmentos menores de DNA.

D - A eletroforese consiste na migração das partículas de uma solução coloidal sob a influência de um campo magnético onde a polaridade negativa atrai as moléculas.

Essa afirmação está incorreta. A eletroforese funciona pela migração das partículas sob a influência de um campo elétrico, e não magnético. Além disso, na eletroforese de ácidos nucleicos, as moléculas, que são negativamente carregadas, migram em direção ao polo positivo (ânodo).

E - DNA e RNA apresentam carga geral total positiva, devido aos seus grupamentos fosfato do arcabouço e, consequentemente, quando aplicados em gel de agarose ou poliacrilamida, migram em direção ao ânodo.

Essa afirmação está incorreta. DNA e RNA têm uma carga geral total negativa devido aos grupos fosfato em sua estrutura. Por isso, eles migram em direção ao polo positivo (ânodo) durante a eletroforese.

Espero que estas explicações tenham ajudado a entender melhor o tema da eletroforese e as razões pelas quais a alternativa A é a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

No entanto, a questão caberia recurso, visto que a quantificação de DNA a partir da técnica de gel de agarose não é menos precisa que a eletroforese em acrilamida. A principal diferença entre as duas técnicas é que o gel de agarose é utilizado para amostras de fragmentos maiores enquanto que o gel de poliacrilamida é mais preciso na análise de fragmentos menores.

Por fim e não menos importante, está questão é EXATAMENTE IGUAL à que foi realizada na prova da Polícia Científica de Pernambuco pela CESPE/CEBRASPE em 2016 (ver questão ). As únicas diferenças são: 1) o enunciado, que aqui está mais objetivo e, 2) a letra E que o CESPE introduz com "Os ácidos nucleicos" e a CEV-URCA com "RNA e DNA".

A) A quantificação de DNA em gel de agarose é uma técnica de menor precisão, comparada a eletroforese em acrilamida, sendo utilizada como instrumento para averiguação de êxito na etapa de extração.

B) A eletroforese em gel de agarose é usada para separar proteínas de tamanhos diferentes, que podem ser detectadas por fluorescência.

  • Em uma outra questão (Q665742) digamos que idênticas kkk, Leilane Verga explica que o erro da questão seria a utilização de gel de agarose para separação de proteínas, visto que como os pores do gel de agarores são grandes demais, é utilizado o gel de poliacrilamida em que o tamanho dos poros é ajustado aumentando ou diminuindo a concentração de acrilamida
  • Complementando, é utilizado sim um corante fluorescente, mas a detecção em si é utilizando o corante com uma luz UV para detectá-lo, e não por emissão de fluorescência em si.

C) A identificação de partes amplificadas de DNA não pode ser realizada em gel de poliacrilamida.

  • É justamente uma das maiores utilidades da eletroforese em poliacrilamida, identificar partes de uma PCR, como os STRs.

D) A eletroforese consiste na migração das partículas de uma solução coloidal sob a influência de um campo magnético onde a polaridade negativa atrai as moléculas.

  • É usado um campo elétrico e a polaridade de atração é por meio da carga positiva, que atrai o DNA que é negativamente carregado e proteínas, que geralmente são negativamente carregadas quando utilizados agentes desnaturantes.

D) DNA e RNA apresentam carga geral total positiva, devido aos seus grupamentos fosfato do arcabouço e, consequentemente, quando aplicados em gel de agarose ou poliacrilamida, migram em direção ao ânado .

  • Fosfato confere carga geral NEGATIVA ao DNA e RNA

ânodo tá certo! Lembrem que tem diferença entre pilha e eletrólise. Eletroforese (uma eletrólise) o ânodo vai ser o POSITIVO e o cátodo é o NEGATIVO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo