A permissão de serviço público, formalizada mediante celebra...
administração, julgue os itens seguintes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (29)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No contexto da descentralização administrativa, é importante entender as diferenças entre os mecanismos utilizados para transferir a execução de serviços públicos para outras entidades. Temos:
- Outorga: Processo pelo qual se cria uma pessoa jurídica de direito público (Autarquia, Empresa Pública, Sociedade de Economia Mista e Fundação Pública) e se transfere a execução de um serviço. Esse mecanismo é caracterizado por um tempo indeterminado de duração.
- Delegação: Transferência da execução do serviço público, que pode ocorrer de diferentes formas:
- Concessão: Realizada por meio de contrato, tem prazo determinado e é direcionada apenas a pessoas jurídicas.
- Permissão: Pode ser formalizada tanto por ato como por contrato, é acessível a pessoas físicas ou jurídicas, e possui um tempo determinado, marcado pela precariedade e pela possibilidade de revogação unilateral do contrato pelo poder concedente.
- Autorização: Concretizada através de um ato e pode ser concedida tanto a pessoas físicas quanto jurídicas. Não possui prazo definido e tem caráter precário, podendo ser revogável a qualquer momento pelo poder concedente.
Portanto, a afirmativa sobre a permissão de serviço público estar associada à precariedade e à possibilidade de revogação unilateral é correta, refletindo a natureza deste tipo de delegação.
Gabarito da questão: C - Correto
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Todavia, a doutrina rechaça veementemente que um contrato seja precário. Ademais, soa inócuo afirmar que o contrato é de adesão, pois todos os contratos administrativos o são.
Marcelo,
Fica difícil continuar sustentando que não é contrato mas sim ato administrativo unilateral. A doutrina cede à letra da lei, que no art.40 da Lei de Concesões e Permissões comuns prevê expressamente a natureza da permissão como CONTRATO.
Bruno,
Entendo que, de todo modo, ainda é um temo controvertido, que não deveria ser cobrado em uma prova fechada, já que obriga o candidato a "adivinhar" o posicionamento da banca.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo