Na última década, a avaliação educacional passou a ocupar l...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1748651 Pedagogia
Na última década, a avaliação educacional passou a ocupar lugar central nas políticas públicas de educação no Brasil, em documentos oficiais sobre parâmetros e diretrizes para a educação básica. Quanto às dimensões associadas às ações avaliativas técnica, analise as proposições abaixo : I- A avaliação tem como função a regulação dos recortes dos tempos escolares (seja um ciclo ou uma série). II- A avaliação possui um caráter classificatório, somativo, controlador, com objetivo de certificação ou de atendimento ao registro formal exigido pela instituição e pelo sistema. III- A avaliação tem uma função diagnóstica, processual, descritiva e qualitativa, capaz de indicar os níveis já consolidados pelo aluno, suas dificuldades ao longo do processo e as estratégias de intervenção necessárias a seus avanços. IV- Trata-se de sistemas mais abertos de avaliação, a serviço das orientações das aprendizagens dos alunos e não apenas do registro burocrático de seus resultados. Está CORRETO apenas :
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D (I e II)

Vamos analisar a questão e compreender melhor as proposições apresentadas em relação à avaliação educacional.

A avaliação educacional é um tema central nas políticas públicas de educação no Brasil. Ela envolve várias dimensões que vão além do simples ato de medir conhecimentos e habilidades. Essas dimensões possuem aspectos técnicos e administrativos que influenciam diretamente o processo de ensino-aprendizagem.

Para resolver a questão, precisamos entender as funções e características da avaliação educacional conforme descritas nas proposições.

Proposição I: "A avaliação tem como função a regulação dos recortes dos tempos escolares (seja um ciclo ou uma série)."

Essa proposição está correta. A avaliação educacional muitas vezes é usada para estruturar e organizar o tempo escolar, determinando o ritmo e as transições entre diferentes ciclos ou séries. Ela regula o andamento dos alunos dentro do sistema educacional.

Proposição II: "A avaliação possui um caráter classificatório, somativo, controlador, com objetivo de certificação ou de atendimento ao registro formal exigido pela instituição e pelo sistema."

Essa proposição também está correta. A avaliação somativa é uma prática comum no ambiente educacional, onde a finalidade principal é a classificação dos alunos, certificação e registro formal dos resultados. Esse tipo de avaliação tende a ser mais formal e burocrática.

Proposição III: "A avaliação tem uma função diagnóstica, processual, descritiva e qualitativa, capaz de indicar os níveis já consolidados pelo aluno, suas dificuldades ao longo do processo e as estratégias de intervenção necessárias a seus avanços."

Embora essa proposição esteja correta em si mesma, ela não se aplica inteiramente ao contexto da questão, que trata principalmente das dimensões técnicas e administrativas da avaliação. A proposição III se refere a uma avaliação mais formativa e processual.

Proposição IV: "Trata-se de sistemas mais abertos de avaliação, a serviço das orientações das aprendizagens dos alunos e não apenas do registro burocrático de seus resultados."

Essa proposição discute aspectos de uma avaliação formativa e mais dinâmica, voltada para o aprendizado contínuo, o que também está correto, mas não alinha com as dimensões técnicas e administrativas abordadas nas proposições I e II.

Portanto, a alternativa correta é Alternativa D (I e II) porque ambas as proposições estão em consonância com o foco técnico e administrativo da avaliação educacional nas políticas públicas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alguém pode explicar esse gabarito?

Sem entender esse gabarito.

A partir da década de 1990, a avaliação de sistemas escolares passou a ocupar posição central nas políticas públicas de educação, sendo recomendada e promovida por agências internacionais, pelo Ministério da Educação e por Secretarias de Educação de numerosos estados brasileiros, como elemento privilegiado para a realização das expectativas de promoção da melhoria da qualidade do ensino básico e superior. Os diversos níveis e modalidades de ensino - da educação básica à pós-graduação - têm sido objeto de avaliação por parte do poder público sob o pressuposto de que a avaliação pode "produzir" um ensino de melhor qualidade (Sousa, 2001, p.90).

Letra D, a questão pergunta sobre a avaliação apenas na perspectiva técnica, ou seja somativa.

I- A avaliação tem como função a regulação dos recortes dos tempos escolares (seja um ciclo ou uma série).  Correta regulação no sentido de que o aluno com tal idade deve estar em tal ano.

II- A avaliação possui um caráter classificatório, somativo, controlador, com objetivo de certificação ou de atendimento ao registro formal exigido pela instituição e pelo sistema Correta a avaliação somativa tem uma perspectiva técnica para apenas aprovar ou reprovar o aluno, acontece apenas ao final de um período.

III- A avaliação tem uma função diagnóstica, processual, descritiva e qualitativa, capaz de indicar os níveis já consolidados pelo aluno, suas dificuldades ao longo do processo e as estratégias de intervenção necessárias a seus avanços.  Errada essa é uma função avaliatória que leva em conta a reflexão sobre a prática .

IV- Trata-se de sistemas mais abertos de avaliação, a serviço das orientações das aprendizagens dos alunos e não apenas do registro burocrático de seus resultados. Errada, não é uma perspectiva técnica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo