A respeito do texto, analise as afirmativas. I. O texto est...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2284820 Português
Leia atentamente o texto a seguir e responda à questão.


Os surdos-mudos cantam


Aconteceu em Uberaba. Disseram-me que antes da minha fala haveria um coro de crianças surdas que cantaria o hino nacional. Desacreditei. Crianças surdas não cantam. Aí entraram as crianças no palco. Um menininho de não mais de quatro anos de idade olhava espantado para aquele mundaréu de pessoas, todo mundo olhando para ele! Entrou a regente e fez-se silêncio. Silêncio para nós, porque para os surdos é sempre silêncio. Iniciou-se o hino nacional. Os acordes introdutórios. A regente levantou os braços... e eles cantaram o hino nacional com gestos! Cantaram com as mãos, os braços, os olhos, o rosto, o corpo inteiro! A voz calada, o corpo cantando! Ouvimos a música que mora no silêncio. Terminado o hino, todas as crianças se abriram num enorme sorriso e correram a abraçar a regente. E, aí, cantaram pra mim a “Serra da Boa Esperança”. Por vezes não é possível não chorar.


(ALVES, R. Ostra feliz não faz pérolas. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.)
A respeito do texto, analise as afirmativas.

I. O texto está construído predominantemente com frases curtas, criando ênfase no efeito de sentido pretendido pelo narrador.
II. O advérbio aparece duas vezes no texto (Aí, aí); em ambas funciona como articulador textual marcando certa retificação do sentido.
III. A forma verbal Iniciou-se pode ser substituída por Foi iniciado, alterando da voz passiva sintética para a voz passiva analítica.
IV. A expressão mundaréu de pessoas apresenta sentido de grande quantidade de pessoas, visto que o sufixo nominal aréu pode indicar aumento ou coleção.
V. Na forma verbal Desacreditei, o prefixo indica negação, assim como os prefixos pro, retro e tres.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas