A deficiência de ferro, incluindo a sua forma mais severa, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1152426 Nutrição
A deficiência de ferro, incluindo a sua forma mais severa, a anemia, é a carência nutricional mais comum no mundo, sendo mais prevalente em grupos populacionais que têm altos requerimentos de ferro. Diante disso, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão, precisamos entender o tema central: a deficiência de ferro, especificamente a anemia ferropriva, sua prevalência e os grupos mais vulneráveis. Este conhecimento é essencial na área de Dietoterapia, abordando a prevenção e o tratamento por meio de estratégias nutricionais.

Alternativa correta: B - Crianças e mulheres em idade reprodutiva são os grupos mais vulneráveis à ocorrência dessa condição.

Justificativa:

As crianças e mulheres em idade reprodutiva são os grupos mais vulneráveis à anemia por deficiência de ferro devido a altos requerimentos desse mineral. As mulheres em idade reprodutiva têm perdas de ferro pelo ciclo menstrual e, em caso de gravidez, há um aumento das necessidades para o desenvolvimento fetal. Já as crianças estão em fase de rápido crescimento, o que também aumenta a demanda de ferro. Portanto, essa alternativa está correta.

Análise das alternativas incorretas:

A - Idosos são o grupo mais vulnerável à ocorrência dessa condição.
Embora os idosos possam apresentar anemia, eles não são os mais vulneráveis quando comparados a crianças e mulheres em idade reprodutiva. Esta opção está incorreta.

C - Entre as estratégias utilizadas para prevenção da anemia por deficiência de ferro, encontra-se a fortificação de alimentos, apontada como uma abordagem pouco eficaz, para aumentar a ingestão desse mineral. No Brasil, desde 2004, tornou-se obrigatória a fortificação das farinhas de trigo, mandioca e milho com ferro.
A fortificação é uma estratégia eficaz para prevenir a deficiência de ferro, não sendo considerada "pouco eficaz". A descrição está errada ao minimizar a eficácia da fortificação.

D - A fortificação de alimentos é apontada como a melhor abordagem para aumentar a ingestão desse mineral. No Brasil, desde 2004, tornou-se obrigatória a fortificação apenas da farinha de trigo.
A fortificação é eficaz, mas a alternativa descreve incorretamente a legislação brasileira, que inclui a fortificação de outras farinhas, como de milho, além da de trigo. Portanto, esta opção também está incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo