Assinale a alternativa em que a concordância nominal e a co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2520622 Português
Na educação, o Brasil tem muito o que
aprender com o Brasil



        O debate público sobre educação básica ainda é, infelizmente, ocupado por mitos derrotistas, como o de a educação atual ser pior que a “de antigamente”, da escola pública como um fracasso e da melhoria da qualidade ser um processo que demora muitas décadas.

        Ainda que existam enormes desafios, que foram aprofundados na pandemia, não reconhecer os avanços é abandonar a oportunidade de universalizarmos para todo o país o patamar mais elevado de aprendizagem que já é realidade em redes de ensino de algumas cidades e estados. Uma característica que chama atenção na educação é a desigualdade no território nacional: enquanto muitas redes de ensino avançaram pouco ao longo do tempo, algumas conseguiram implementar um conjunto de medidas que, sustentadas no tempo, causaram um impacto substancial na qualidade.

       A média dos resultados ainda é ruim e muitas vezes esconde excelentes gestões educacionais que merecem destaque pelo efeito norteador que podem e devem ter. Estes casos de sucesso precisam ser mais conhecidos, e podem inspirar os planos educacionais nas três esferas de governo.



(Priscila Cruz, “Na educação, o Brasil tem muito o que aprender com o Brasil”. Em: Folha de S.Paulo, 18.07.2022. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a concordância nominal e a concordância verbal estão em conformidade com a norma-padrão.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

não seria "houveram"?

Resposta para Clube dos Pilotos - "houveram" no sentido de existir/acontecer é inflexível, não passa para o plural. Somente singular.

A - Entre as ideias derrotistas que se dissemina (DISSEMINAM) ainda hoje, está a de que a escola pública e a educação atual são pior (PIORES) do que as “de antigamente”.

B - O fato de existir redes de ensino de algumas cidades e municípios com elevado nível de aprendizagem mostram (MOSTRA) que a educação pode mudar.

C - Os resultados certamente ainda são ruim (RUINS), mas há pelo país gestões educacionais que merecem destaque pelo efeito norteador que podem e devem ter.

D - A escola pública como um fracasso e a demora na melhoria da qualidade da educação representa (REPRESENTAM) pensamentos derrotistas ainda presente no país.

E - Ao longo do tempo, evidenciaram-se poucos avanços em algumas redes de ensino no país, enquanto em outras houve significativos avanços. (GABARITO)

Qualquer erro por favor me corrijam.

Gabarito E

Direto ao ponto!

E. Ao longo do tempo, evidenciaram-se poucos avanços em algumas redes de ensino no país, enquanto em outras houve significativos avanços.

Nesta alternativa, tanto a concordância nominal quanto a concordância verbal estão corretas.

E os erros de concordância nominal e verbal nas outras alternativas:

A.

  • Correção: Entre as ideias derrotistas que se disseminam ainda hoje, está a de que a escola pública e a educação atual são piores do que as “de antigamente”.

B.

  • Correção: O fato de existirem redes de ensino de algumas cidades e municípios com elevado nível de aprendizagem mostra que a educação pode mudar.

C.

  • Correção: Os resultados certamente ainda são ruins, mas há pelo país gestões educacionais que merecem destaque pelo efeito norteador que podem e devem ter.

D.

  • Correção: A escola pública como um fracasso e a demora na melhoria da qualidade da educação representam pensamentos derrotistas ainda presentes no país.

Redação para concursos: @obrabodaredação

 

LFL

Que loucura! Não é "houveram"?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo