O modelo dimensional de Psicopatologia tem enfoque quantitat...
O modelo dimensional de Psicopatologia tem enfoque quantitativo, exemplificando-se pela medida da intensidade sintomática. Por sua vez, o modelo _________________ exemplifica-se pelo julgamento clínico sobre a presença ou ausência de uma configuração de sintomas significativos, com enfoque qualitativo.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - categórico de psicopatologia.
Vamos entender melhor por que essa é a escolha correta e explorar o que cada alternativa significa.
Modelo Categórico de Psicopatologia: Este modelo é caracterizado pelo enfoque qualitativo. Nele, os transtornos mentais são descritos em categorias distintas com base na presença ou ausência de conjuntos de sintomas. Este modelo é amplamente utilizado em diagnósticos clínicos, como no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e no CID-10 (Classificação Internacional de Doenças). O diagnóstico é feito de forma a julgar clinicamente a configuração de sintomas apresentados por um indivíduo.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Psicanalítico: Este modelo é baseado nas teorias de Freud e centra-se em processos inconscientes e conflitos internos. Embora se preocupe com a análise dos sintomas, não se encaixa na definição de um modelo com enfoque qualitativo usado em diagnósticos categóricos.
B - Psicossomático: Refere-se à interação entre mente e corpo, onde fatores psicológicos influenciam condições físicas. Não se relaciona diretamente com a categorização qualitativa de transtornos mentais.
C - Fundamentalista: Essa opção não se relaciona diretamente com um modelo de psicopatologia reconhecido. O termo "fundamentalista" geralmente não é usado no contexto de modelos diagnósticos de saúde mental.
E - Hipocrático de Psicopatologia: O modelo hipocrático está associado à medicina antiga e à teoria dos humores. Embora influente historicamente, não é um modelo utilizado para categorizar transtornos mentais de maneira qualitativa nos contextos modernos.
Com isso, fica claro que a opção D - categórico de psicopatologia é a que melhor preenche a lacuna, alinhando-se ao conceito de categorização qualitativa por meio do julgamento clínico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo