No diagnóstico de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), inves...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q252462 Segurança e Saúde no Trabalho
No diagnóstico de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), investiga-se a possibilidade de correlação entre o desgaste muscular, tendinoso, neurológico e articular e as condições reais de trabalho: ritmo, tempo, postura e equipamentos, entre outras variáveis.

Para evitar a instalação insidiosa de LER, em atividades relacionadas a processamento eletrônico de dados, recomenda-se, de acordo com a NR 17

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E: "exigir nas atividades de entrada de dados, no mínimo, uma pausa de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados, não deduzidos da jornada normal de trabalho." Esta alternativa está de acordo com a NR 17, que trata da ergonomia no ambiente de trabalho, especialmente para atividades que envolvem processamento de dados, como entrada de dados em computadores. O objetivo dessas pausas é aliviar a carga física e mental, prevenindo a instalação de Lesões por Esforço Repetitivo (LER).

Vamos entender o porquê das outras alternativas estarem incorretas:

A - "considerar que o tempo efetivo de trabalho de entrada de dados de no máximo 6 horas seja respeitado." Embora limitar o tempo de trabalho possa ser uma medida preventiva, a NR 17 não especifica diretamente essa limitação em horas para a entrada de dados. A regulamentação foca mais nas pausas durante a jornada.

B - "considerar como mínimo de toques reais a média aritmética de 8.000 por hora trabalhada, ao longo de um mês." Esse tipo de exigência pode aumentar o risco de LER, pois impõe uma meta quantitativa que pode levar ao aumento do estresse e repetitividade, contrariando as diretrizes que visam a saúde do trabalhador.

C - "fixar remuneração e vantagens de qualquer espécie dos digitadores, com base no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado." A fixação de remuneração com base em produtividade pode incentivar práticas de trabalho prejudiciais à saúde, como o aumento do ritmo de trabalho, o que é desaconselhado pelas normas de ergonomia.

D - "iniciar exigência de produção em relação ao número de toques após retorno ao trabalho, por afastamento igual ou superior a 10 dias, em níveis inferiores ao máximo estabelecido na regulamentação." Embora possa parecer uma medida de proteção, a NR 17 não especifica tais regras para a retomada do trabalho após afastamentos específicos, focando mais na estrutura ergonômica do trabalho diário.

A norma NR 17 é fundamental para assegurar condições de trabalho que preservem a saúde do trabalhador, e a introdução de pausas regulares é uma estratégia eficiente para prevenir problemas de saúde relacionados à postura e repetitividade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NR 17



17.6.4. Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar o seguinte: 



 nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados, não deduzidos da jornada normal de trabalho; 

OBS: O comentário do Daniel está desatualizado, assim como a questão.

17.4.3.1 As medidas de prevenção devem incluir duas ou mais das seguintes alternativas:

a) pausas para propiciar a recuperação psicofisiológica dos trabalhadores, que devem ser computadas como tempo de trabalho efetivo;

b) alternância de atividades com outras tarefas que permitam variar as posturas, os grupos musculares utilizados ou o ritmo de trabalho;

c) alteração da forma de execução ou organização da tarefa; e

d) outras medidas técnicas aplicáveis, recomendadas na avaliação ergonômica preliminar ou na AET.

17.4.3.1.1 Quando não for possível adotar as alternativas previstas nas alíneas “c” e “d” do subitem 17.4.3.1, devem obrigatoriamente ser adotadas pausas e alternância de atividades previstas, respectivamente, nas alíneas “a” e “b” do subitem 17.4.3.1.

(...)

17.7.3 Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem permitir ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.

Fonte: NR 17.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo