No que se refere as medidas imediatas no caso de um acident...
As medidas imediatas são:
1. estimular o choro. 2. compressões torácicas. 3. golpes no dorso da criança. 4. fazer a manobra de Heimlich. 5. tentar recuperar o objeto colocando o dedo na garganta da criança.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
A questão aborda conhecimentos de primeiros socorros específicos para casos de engasgo em crianças, uma situação bastante delicada e que exige intervenção rápida e correta para evitar complicações ou até mesmo fatalidades. É crucial, para quem trabalha com crianças ou se prepara para concursos na área da educação, saber como agir nesses casos.
As medidas imediatas que devem ser tomadas em caso de engasgo são de fato as indicadas nas afirmativas 2, 3 e 4. Vamos explicá-las:
- Compressões torácicas: Trata-se de uma técnica utilizada em bebês (menores de 1 ano), quando eles estão conscientes mas não conseguem tossir, chorar ou respirar devido à obstrução das vias aéreas. A técnica consiste em realizar compressões com dois dedos no centro do peito do bebê.
- Golpes no dorso da criança: Também aplicados em bebês, esses golpes são realizados com a mão aberta entre as omoplatas da criança, enquanto ela é segurada em uma posição inclinada com a cabeça para baixo, para ajudar a desobstruir as vias aéreas.
- Manobra de Heimlich: Esta técnica é usada em crianças maiores e adultos quando estão conscientes e apresentam obstrução completa das vias aéreas. Consiste em realizar uma série de compressões abdominais, que aumentam a pressão no tórax e ajudam a expelir o objeto que está causando a obstrução.
As outras afirmativas são incorretas porque:
- Estimular o choro: Afirmativa 1, não é uma medida recomendada, pois pode não ser eficaz e ainda aumentar o desconforto e a aflição da criança.
- Tentar recuperar o objeto colocando o dedo na garganta da criança: Afirmativa 5, não é uma prática segura, pois pode empurrar o objeto mais para dentro das vias aéreas, piorando a obstrução, ou causar lesões na garganta da criança.
Sendo assim, é fundamental para profissionais da educação infantil conhecer essas técnicas de primeiros socorros e estar preparados para agir corretamente em situações de emergência como o engasgo, assegurando assim a integridade e a segurança das crianças sob seus cuidados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo