“(...) Sabemos que o ensino de artes no Brasil tem sofrido a...
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Ano: 2023
Banca:
MetroCapital Soluções
Órgão:
Prefeitura de Nova Odessa - SP
Prova:
MetroCapital Soluções - 2023 - Prefeitura de Nova Odessa - SP - Professor de Educação Básica II - PEB II - Artes |
Q2229030
Educação Artística
“(...) Sabemos que o ensino de artes no Brasil tem sofrido as consequências de posturas racionalistas e
dualistas arraigadas ao pensamento pedagógico brasileiro. Nossa escola formal está fundada em valores
que há séculos têm valorizado o conhecimento analítico / descritivo / linear em detrimento do
conhecimento / sintético/ sistêmico / corporal / intuitivo. Já em 1978, Ana Mae Barbosa apontava para
a divisão entre o trabalho manual e a intelectual instaurada no país desde os primórdios da colonização
como uma das causas do status secundário (às vezes inexistente) das artes no currículo escolar
brasileiro. As artes, frequentemente associadas ao trabalho manual, foram também associadas à
condição de "escravos". Não é de se admirar, portanto, que uma arte como a dança, que trabalha direta
e primordialmente com o corpo, tenha sido durante séculos "presa nos porões e escondida nas
senzalas": foi banida do convívio de outras disciplinas na escola, ou então atrelada ao tronco e
chicoteada, até que alguma alma boa pudesse convencer "o feitor" de sua "inocência". Passados alguns
anos desde que pesquisadores começaram a estudar e analisar a situação das artes no país, percebo que
a dança, todavia parece representar um risco muito grande para a educação formal, pois ela continua
sendo uma desconhecida da / para a escola. Propostas com dança que trabalhem seus aspectos criativos,
portanto imprevisíveis e indeterminados, ainda "assustam" aqueles que aprenderam e são regidos pela
didática tradicional. Os processos de criação em dança acabam não se encaixando nos modelos
tradicionais de educação que ainda são predominantes em nossas escolas que permanecem advogando
por um ensino "garantido" (sabemos onde vamos chegar), conhecido (já temos experiências de muitos
anos na área), determinado e pré-planejado (não haverá surpresas) (...)”.
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola.
A partir da leitura do texto, compreende-se que, na perspectiva da autora:
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola.
A partir da leitura do texto, compreende-se que, na perspectiva da autora: