A educação infantil, nas unidades educacionais, visa promov...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta correta para esta questão é a alternativa C. Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a assertiva e o que ela representa no contexto da educação infantil e do desenvolvimento da criança.
A brincadeira é um aspecto essencial do desenvolvimento infantil e é considerada uma linguagem natural das crianças. Isso significa que, por meio do brincar, as crianças se comunicam, expressam sentimentos, aprendem sobre o mundo ao seu redor e sobre si mesmas. É um meio pelo qual elas podem experimentar diferentes papéis, resolver problemas e construir conhecimento.
Assim, quando a alternativa C fala que o brincar "é uma das possibilidades que a criança tem de postular o seu 'eu' em relação ao contexto, identificando-se com este, afirmando-o ou negando-o", está abordando a ideia de que as crianças utilizam as brincadeiras para se posicionar no mundo, para desenvolver sua identidade e para interagir com o ambiente social e cultural no qual estão inseridas.
Ao afirmar que o brincar é uma linguagem, a alternativa correta sublinha a importância do brincar como uma ferramenta vital para o desenvolvimento da expressão e da comunicação nas crianças. Elas podem, por meio das brincadeiras, expressar ideias, emoções e experiências, além de aprender a lidar com regras, limites e a negociação com os outros.
As outras alternativas apresentam conceitos equivocados ou incompletos sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil. Eles ignoram aspectos fundamentais como a capacidade de a criança expressar-se, aprender e desenvolver-se de forma integral por meio do lúdico. A alternativa correta destaca o papel central da brincadeira como parte do desenvolvimento global da criança, o que está em consonância com as teorias pedagógicas contemporâneas sobre educação infantil.
Portanto, entender o brincar como uma linguagem é reconhecer a riqueza e a complexidade das experiências lúdicas das crianças e a sua influência profunda no desenvolvimento cognitivo, social e emocional. É um aspecto que todo educador e profissional que trabalha com educação infantil deve valorizar e estimular no ambiente educacional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo