Em relação aos conceitos e princípios arquivísticos e a assu...
Em relação aos conceitos e princípios arquivísticos e a assuntos correlatos, julgue o item.
Em arquivística, é possível que um documento não
totalmente confiável seja considerado autêntico, uma
vez que a confiabilidade está relacionada ao momento
da produção e a autenticidade diz respeito à transmissão
do documento e à sua preservação e custódia.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - Certo.
Vamos entender por que esta alternativa está correta e explorar um pouco mais sobre os conceitos envolvidos.
Primeiramente, é importante diferenciar os conceitos de confiabilidade e autenticidade em Arquivologia.
Confiabilidade está relacionada ao momento da produção do documento. Isso significa que um documento é considerado confiável se, desde sua criação, ele é completo, preciso e foi produzido de acordo com normas e procedimentos estabelecidos.
Por outro lado, autenticidade refere-se à transmissão do documento e à sua preservação e custódia ao longo do tempo. Um documento autêntico é aquele que é o que diz ser e que não foi alterado ou adulterado desde sua criação até o momento atual.
A questão afirma que é possível um documento ser considerado autêntico mesmo que não seja totalmente confiável. Isso é correto porque um documento pode ter sido produzido de forma não totalmente precisa ou completa (afetando sua confiabilidade), mas ainda assim pode ter sido preservado e transmitido de forma íntegra e inalterada (mantendo sua autenticidade).
Portanto, a alternativa C é correta porque reconhece essa diferença fundamental entre confiabilidade (relacionada ao momento da criação do documento) e autenticidade (relacionada à manutenção e transmissão do documento ao longo do tempo).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
As outras plataformas estão oferecendo um serviço mais barato e de melhor qualidade, aqui tem que jogar no escuro, as aulas muitas vezes nem aborda o assunto das questões, e a reposta do professores quando tem é praticamente um livro, ou copia e cola, E todo mundo silas.
Alternativa correta!
ATENTICIDADE: -Diz que um documento pode ser autêntico quando está relacionado com a qualidade e não o seu conteúdo.
-Que não teve adulterações, corrompimento.
CONFIABILIDADE OU VERACIDADE: -Se relaciona com seu conteúdo, podendo dizer que seu conteúdo pode ser falso ou real. -Serve como prova de algo.
Confiabilidade: credibilidade de um documento arquivístico enquanto uma afirmação do fato. Existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no processo de sua produção.
Autenticidade: qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração. A autenticidade é composta de identidade e integridade.
CONFIABILIDADE
Um documento arquivístico confiável é aquele que tem a capacidade de sustentar os fatos que atesta. A confiabilidade está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo. Para tanto, há que ser dotado de completeza e ter seus procedimentos de produção bem controlados. Dificilmente, pode-se assegurar a veracidade do conteúdo de um documento; ela é inferida da completeza e dos procedimentos de produção. A confiabilidade é uma questão de grau, ou seja, um documento pode ser mais ou menos confiável.
AUTENTICIDADE
Um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. Enquanto a confiabilidade está relacionada ao momento da produção, a autenticidade está ligada à transmissão do documento e à sua preservação e custódia. Um documento autêntico é aquele que se mantém da forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. Assim, um documento não completamente confiável, mas transmitido e preservado sem adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção, é autêntico.
https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/EARQV203MAI2022.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo