A trombose venosa profunda (TVP) pode ser considerada uma d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - Ana, 56 anos, aposentada, em terapia de reposição hormonal, cursando com edema de MMII esquerdo, dispneia e taquipneia.
Tema Central: A questão aborda a trombose venosa profunda (TVP), uma condição onde se formam coágulos em veias profundas, geralmente nas pernas. Compreender os fatores de risco e os sintomas dessa patologia é crucial para os médicos, tanto especialistas quanto generalistas.
Justificativa da Alternativa Correta:
Ana, 56 anos, é a paciente que apresenta maior probabilidade de desenvolver TVP. Os fatores de risco presentes incluem a idade acima de 50 anos, uso de terapia de reposição hormonal, que pode aumentar o risco de coágulos, e os sintomas mencionados: edema de membro inferior (MMII), dispneia e taquipneia. Estes sinais podem indicar a presença de um trombo que se deslocou para o pulmão, causando embolia pulmonar, uma complicação grave da TVP.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - Lúcia: Embora ela sinta dor nas panturrilhas após uma corrida, como atleta, a dor é mais comumente associada a uma lesão muscular ou fadiga, não sendo um fator de risco significativo para TVP.
- B - Pedro: Apesar de ser tabagista e estar em pós-operatório, a cirurgia mencionada (correção de desvio septal) não é de alto risco para TVP e a idade jovem reduz a probabilidade.
- D - Lucas: Ele é etilista e está internado após uma lesão ligamentar, sem menção a imobilização prolongada ou cirurgia de grande porte que aumentariam o risco de TVP.
Portanto, baseado nos sintomas e fatores de risco, Ana é a que tem maior probabilidade de desenvolver TVP.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo