A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) ...
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento dos seus trabalhadores, além de assumir a regionalização da gestão do SUS como base para o desenvolvimento de iniciativas qualificadas ao enfrentamento das necessidades e dificuldades do sistema. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo sobre as diretrizes para a implementação da PNEPS:
I. A PNEPS deve considerar as especificidades regionais, a superação das desigualdades regionais, as necessidades de formação e desenvolvimento para o trabalho em saúde e a capacidade já instalada de oferta institucional de ações formais de educação na saúde.
II. A condução regional da PNEPS dar-se-á por meio dos Colegiados de Gestão Regional, com a participação das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES).
III. Acompanhar, monitorar e avaliar as ações e estratégias de educação em saúde implementadas na região fazem parte das atribuições do Colegiado de Gestão Regional, no âmbito da educação permanente em saúde.
IV. Apoiar e cooperar tecnicamente com os Colegiados de Gestão Regional para a construção dos Planos Regionais de Educação Permanente em Saúde da sua área de abrangência fazem parte das atribuições das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos analisar a questão sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). A alternativa correta é a E - I, II, III e IV estão corretas. Vamos entender melhor cada assertiva?
Assertiva I: A PNEPS deve considerar as especificidades regionais, a superação das desigualdades regionais, as necessidades de formação e desenvolvimento para o trabalho em saúde e a capacidade já instalada de oferta institucional de ações formais de educação na saúde.
Comentário: Esta assertiva está correta. A PNEPS busca adaptar-se às diversas realidades regionais, considerando as desigualdades e necessidades específicas de cada localidade. Além disso, valoriza as capacidades já existentes nos locais para promover uma educação continuada em saúde eficaz.
Assertiva II: A condução regional da PNEPS dar-se-á por meio dos Colegiados de Gestão Regional, com a participação das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES).
Comentário: Correto também. Os Colegiados de Gestão Regional são responsáveis por coordenar a PNEPS nas regiões, e as CIES participam ativamente deste processo, garantindo a integração entre ensino e serviço de saúde.
Assertiva III: Acompanhar, monitorar e avaliar as ações e estratégias de educação em saúde implementadas na região fazem parte das atribuições do Colegiado de Gestão Regional, no âmbito da educação permanente em saúde.
Comentário: Mais uma assertiva correta. O acompanhamento, monitoramento e avaliação são essenciais para garantir que as ações de educação permanente sejam eficazes e atendam às necessidades dos profissionais de saúde na região.
Assertiva IV: Apoiar e cooperar tecnicamente com os Colegiados de Gestão Regional para a construção dos Planos Regionais de Educação Permanente em Saúde da sua área de abrangência fazem parte das atribuições das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço.
Comentário: Correto. As CIES têm um papel fundamental no apoio técnico e na cooperação para a elaboração dos Planos Regionais, assegurando que as iniciativas sejam bem planejadas e executadas.
Portanto, todas as assertivas (I, II, III e IV) estão corretas, justificando a alternativa E como a resposta certa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo