Acerca de licitações, julgue o item subsequente.A licitação ...
Acerca de licitações, julgue o item subsequente.
A licitação na modalidade de pregão pode ser adotada para
aquisição de bens e serviços comuns, que são aqueles cujos
padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente
definidos por edital, mediante especificações usuais no
mercado.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
"Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.
Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado."
Assim sendo, percebe-se que a assertiva lançada pela Banca está correta, por representar com fidelidade, o teor da norma de regência.
Gabarito do professor: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
LEI 10.520/02
Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.
Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.
---- ----
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: Polícia FederalProva: CESPE - 2013 - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Cargo 13
O pregão somente é cabível para aquisição de bens e serviços comuns, caracterizados por padrões de desempenho e qualidade que podem ser objetivamente definidos no edital, por meio de especificações usuais no mercado.(C)
Bons estudos!!!!
GABARITO - CERTO
LEI Nº10.520/2002
PREGÃO
- BENS E SERVIÇOS COMUNS.
- NÃO TEM LIMITE DE VALOR.
- FASES DO PROCESSO INVERTIDAS.
- MODALIDADE OBRIGATÓRIA EM SE TRATANDO DE BENS E SERVIÇOS COMUNS.
- NÃO SE APLICA ÀS CONTRATAÇÕES DE OBRAS DE ENGENHARIA, ÀS LOCAÇÕES IMOBILIÁRIAS E ÀS ALIENAÇÕES EM GERAL,
- NÃO EXISTE GARANTIA NO PROCESSO LICITATÓRIO, SOMENTE NO CONTRATO.
- ÚNICO TIPO USADO: MENOR PREÇO.
- RECURSO 3 DIAS.
- O EDITAL DEVE SER PUBLICADO COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 8 DIAS ÚTEIS.
- EQUIPE DE APOIO DEVE SER INTEGRADA EM SUA MAIORIA POR SERVIDORES PREFERENCIALMENTE PERTENCENTE AO QUADRO PERMANENTE. É CONSTITUÍDA POR 5 MEMBROS, LOGO PODE TER NO MÍNIMO 3 SERVIDORES.
FONTE - COLEGA DO QC PedroMatos .
De acordo com a Lei 10.520/2002, “para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei”. Portanto, o item está certo.
Alguns alunos podem questionar se, seguindo o Decreto 5.450/2005, o item não deveria ser dado como errado, pois tal decreto trata como obrigatória a adoção da modalidade pregão no âmbito federal (art. 4º).
No entanto, tal argumento não seria cabível por dois motivos. Primeiro porque a questão não limitou se era no âmbito federal. Além disso, o Cespe costuma utilizar a expressão “pode” no sentido de ter a capacidade de fazer algo. Assim, o “pode”, nesse caso da questão, não está sendo adotado como uma mera faculdade, mas sim como um “poder”, uma “prerrogativa”, uma “competência” para fazer algo. Nesse aspecto, o item está mesmo correto.
Fonte: Estrategia
Na prova marquei como E, em razão do Decreto que obriga o executivo federal a utilizar o pregão quando se está adiante de bens e serviços comuns. Acredito que haverá alteração do gabarito, ou, no mínimo, anulação da questão.
Pregão é para bens e serviços comuns.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo