Pierre Bourdieu (1930-2001), sociólogo francês, afirma que o...
Pierre Bourdieu (1930-2001), sociólogo francês, afirma que o campo educacional sofre a influência direta de outros campos sociais. Desse modo, a análise dos efeitos produzidos pela instituição escolar sobre a trajetória dos indivíduos deve observar as distintas formas de apropriação da escola pelos grupos sociais, conforme o acúmulo de capitais. Sobre os principais conceitos do autor relacionados ao campo educacional marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) O capital cultural existe sobre três formas, no estado incorporado, no estado objetivado e no estado escolarizado.
( ) O capital social diz respeito a um conjunto de recursos vinculados a uma rede de relações entre agentes que se reconhecem com pares. O volume de capital social de um agente depende da extensão da sua rede de relações e da sua capacidade de mobilizá-la, bem com do volume de capital, principalmente econômico e simbólico, desta rede.
( ) Campo pode ser compreendido com um microcosmo social dotado de certa autonomia, com leis e regras específicas e independente do espaço social mais amplo. É um lugar de luta entre os agentes que o integram e que buscam manter ou alcançar determinadas posições.
( ) O grau de autonomia de um campo depende da sua possibilidade de resistência e de refração a fatores e pressões a ele externos.
( ) O conceito de habitus estabelece um princípio de correspondência entre as práticas individuais e as condições sociais de existência.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é: