A concentração máxima no plasma (Cmáx) e o tempo necessário ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1814141 Farmácia
      Para avaliar a viabilidade da produção de nanopartículas contendo o fármaco minoxidil para a aplicação tópica cutânea no tratamento da alopécia androgênica, determinada indústria utilizou o perfil de liberação in vitro através de membrana sintética semipermeável da nova formulação constituída de uma dispersão coloidal em veículo aquoso (nanopartículas) em comparação com uma solução aquosa comercial (solução), conforme mostrado na figura a seguir.



Com base nas características farmacotécnicas dessas formulações e no perfil de liberação apresentado, julgue o item a seguir.

A concentração máxima no plasma (Cmáx) e o tempo necessário para atingir esta concentração (Tmáx) apontam que a solução comercial é mais vantajosa que a dispersão coloidal das nanopartículas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As duas atingiram as suas respectivas concentrações máximas ao mesmo tempo. Sendo assim, nesse ponto, conforme o grafico, não apresentans vantagens uma sobre a outra. Porém as concentrações plasmáticas da solução comercial é bem maior em relação a outra.

O estudo é in vitro

A  dispersão coloidal de nanopartículas é desenvolvida para liberação controlada, portanto vemos que a concentração se mantém constante como esperado. Diferente da solução que aumenta a concentração plasmática de forma mais evidente.

Sendo assim, a liberação rápida da solução não é mais vantajosa nesse estudo.

Obs.: Estudos in vitro usam plasma humano para avaliação.

O objetivo das nanopartículas são prolongar a liberação, sendo assim, o objetivo foi atingido. Não cabe a comparação se o enunciado não traz mais informações sobre a posologia da droga e objetivos do fabricante.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo