Sadi, Costa e Sacco (2008) trazem, em seu artigo: Ensino de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853841 Educação Física
Sadi, Costa e Sacco (2008) trazem, em seu artigo: Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações, a classificação da abordagem americana que envolve quatro categorias de jogos: jogos de invasão, jogos de rede/parede, jogos de rebatida/campo e jogos de alvo.
Qual é o jogo em que as decisões importantes estão baseadas nos seus limites físicos, como força, resistência, agilidade, e posicionamento do adversário?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Jogos de rede/parede.

Para entender melhor a questão, precisamos conhecer a classificação dos jogos conforme a abordagem americana apresentada por Sadi, Costa e Sacco (2008). Os autores categorizaram os jogos em quatro tipos principais: jogos de invasão, jogos de rede/parede, jogos de rebatida/campo e jogos de alvo. Cada um desses tipos de jogos envolve habilidades e estratégias específicas.

Os jogos de rede/parede são aqueles em que os jogadores ou equipes se enfrentam separados por uma rede ou uma parede. Nesses jogos, as decisões sobre as jogadas são fortemente influenciadas pelos limites físicos dos jogadores, como força, resistência e agilidade, bem como pelo posicionamento do adversário. Exemplos clássicos incluem tênis, vôlei, squash e badminton.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para compreender por que não são a resposta correta:

Alternativa A - Jogos de invasão: Esses jogos envolvem duas equipes competindo para invadir o território uma da outra e marcar pontos, como no futebol, basquete e handebol. As decisões nesses jogos são mais focadas em estratégia de equipe, controle de espaço e colaboração entre os jogadores, e não tanto nos limites físicos individuais como força e resistência.

Alternativa C - Jogos de rebatida/campo: Esses jogos envolvem a rebatida de uma bola e a corrida de jogadores em um campo, como no beisebol e no críquete. As decisões importantes aqui são baseadas em habilidades de rebatida, corrida e posicionamento no campo, mas não se concentram tanto em agilidade e força em relação ao adversário como nos jogos de rede/parede.

Alternativa D - Jogos de alvo: Esses jogos envolvem atingir um alvo específico, como no golfe, boliche e tiro com arco. As decisões nesses jogos são principalmente sobre precisão e controle, ao invés de dependerem dos limites físicos como nos jogos de rede/parede.

Portanto, a alternativa correta é B - Jogos de rede/parede, pois são esses os jogos em que as decisões importantes estão baseadas nos limites físicos dos jogadores e no posicionamento do adversário.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A classificação da abordagem americana envolve quatro categorias de jogos:

jogos de invasão, jogos de rede/parede, jogos de rebatida/campo e jogos de alvo.

  1. Os jogos de invasão abarcam elementos que trabalham a subcategoria decisão, tomando como exemplo as expressões: “para quem devo passar a bola”, “quando devo passar ou driblar”, “quando e como atacar”, “quando e como defender” meu campo do adversário.
  2. Nos jogos de rede/parede as decisões importantes estão baseadas nos seus limites físicos, como força, resistência, agilidade e no posicionamento do adversário.
  3. Os jogos de rebatida/campo e os jogos de alvo não são difundidos entre professores de Educação Física, apesar de serem essenciais para desenvolver técnicas variadas de rebatida e lançamento.

Exemplos de esportes de rede e parede de rebote:

  • Voleibol
  • Vôlei de praia
  • Futevôlei
  • Tênis
  • Tênis de mesa
  • Badminton
  • Squash
  • Padel (jogo com raquetes e bola, similar ao tênis, com dimensões restritas por paredes que fazem parte do jogo)

B de bola

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo