É possível que os sintomas apresentados pelo paciente após o...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
BZDs como o diazepam e alprazolam podem diminuir a excreção renal de digoxina, aumentando a sua toxicidade.
'A intoxicação por digoxina pode precipitar ARRITMIAS, algumas delas parecidas com as arritmias para as quais a droga é indicada." (Extraído da bula profissional da FURP-Digoxina)
O uso dos BZDs diminuem a excreção renal da digoxina aumentando assim a sua toxicidade, e um dos efeitos tóxicos da digoxina é a precipitação de arritmias no paciente, semelhantes as arritmias supraventriculares ao qual o medicamento é indicado.
A digoxina é um medicamento de baixo índice terapêutico, ou seja, a dose terapêutica é muito próxima da dose tóxica. Como os BZD diminuem a excreção desse fármaco, sua concentração fica mais elevada na corrente sanguínea, ocorrendo, assim, um aumento da sua atividade e, consequentemente, uma intoxicação desencadeada pelo aumento dos efeitos adversos, tais como arritmias, alterações visuais e neurológicas.
aumento nas concentrações de digoxina tem sido reportado quando alprazolam é administrado, especialmente em idosos (> 65 anos de idade). Pacientes que recebem alprazolam e digoxina devem, portanto, ser monitorados em relação aos sinais e sintomas relacionados à toxicidade da digoxina
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo