Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o it...
Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.
Os documentos de arquivo recebidos pelo protocolo que sejam
considerados ostensivos devem ser encaminhados diretamente
ao destinatário, sem serem abertos ou registrados.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (29)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os documentos sigilosos possuem restrição de acesso.
Os documentos ostensivos devem ser registrados e devem passar por todos os outros procedimentos de protocolo.
Já os documentos sigilosos, que devem conter alguma identificação sobre a restrição, são somente repassados ao destinatário final.
Gabarito do Professor: errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Documentos Ostensivos: São aqueles cujo acesso é irrestrito, não havendo limitação explícita de conhecimento e de divulgação e, tampouco, impactos, danos e/ou riscos para a organização. O acesso a documentos ostensivos é um direito constitucional assegurado por lei, cabendo sanções ao órgão e ao servidor que descumprir as normas legais.
Documentos Sigilosos: São aqueles cujo acesso é restrito em função da natureza de seu conteúdo e da conveniência de limitar sua divulgação.
OS DOCUMENTOS SIGILOSOS E OSTENSIVOS SÃO CLASSIFICADOS COMO DOCUMENTOS OFICIAIS, SENDO ABERTOS PELO PROTOCOLO APENAS OS OSTENSIVOS, JÁ OS SIGILOSOS TÉM O ACESSO RESTRITO, NÃO PODENDO SER ABERTOS PELO PROTOCOLO;
OS DOCUMENTOS PARTICULARES É QUE SÃO ENVIADOS PARA OS DESTINATÁRIOS PARA SEREM ABERTOS POR ELES.
ENUNCIADO - Os documentos de arquivo recebidos pelo protocolo que sejam considerados ostensivos devem ser encaminhados diretamente ao destinatário, sem serem abertos ou registrados.
Gabarito: ERRADO
Na verdade, são os documentos sigilosos, e não os ostensivos, como afirma o item, que devem ser encaminhados diretamente ao destinatário sem serem abertos ou registrados.
FONTE: Grancursos. Prof. Elvis Correa
Errado.
Isso se aplica aos documentos sigilosos.
Natureza do assunto>>subdivide-se em: ostensivos e sigilosos.
Ostensivo: Livre conhecimento do público em geral. São documentos que devem ser verificados para saber se o destino pretendido é pertinente ao assunto do documento.
Sigilosos: ultrassecretos, secretos e reservados. Não se classifica documento sigiloso, pois para classificá-lo é necessário abrir o documento, o que não é permitido que o setor de protocolo o faça caso o documento for sigiloso, portanto, o documento será apenas encaminhado ao seu destinatário.
Um documento sigiloso deve ser de conhecimento restrito e requer medidas especiais de salvaguarda para sua custódia, impedindo a sua divulgação.
Segundo Marilena Leite Paes no seu livro Arquivologia: Teoria e Prática: (pág. 30) "consideram-se sigilosos os documentos que, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação. Pela sua importância, a matéria é objetivo de legislação própria".
Tabela de Classificação segundo a Lei 12.527/11:
Ultrassecreto: 25 anos acarreta dano excepcionalmente grave. Prorrogável única vez, por igual período, caso o seu acesso ou divulgação puder ocasionar ameaça externa à soberania nacional, à integridade do território nacional ou grave risco às relações internacionais do País. Ex.: Planos de guerra, descobertas científicas excepcionais e informações sobre política estrangeira de alto nível. Portanto, o prazo total está limitado ao máximo de 50 anos.
Secreto: 15 anos acarreta dano grave. Prazo improrrogável.
Reservado: 05 anos compromete plano e operações. Prazo improrrogável.
Obs.: O grau confidencial estava no decreto lei 4.553/02, que foi totalmente revogado pela lei 12.527/11.
ERRADO
Corrigindo: Os documentos de arquivo recebidos pelo protocolo que sejam considerados particulares ou sigilosos, devem ser encaminhados diretamente ao destinatário, sem serem abertos ou registrados.
IMPORTANTE DIFERENÇA:
CORRESPONDÊNCIAS PARTICULARES E SIGILOSAS:
- entregues diretamente ao destinatário
- não podem ser abertas
- não são registradas
CORRESPONDÊNCIAS OSTENSIVAS:
- são de interesse do órgão
- devem ser abertas
- são registradas
Fonte: Aulas da profª Daliane Silvério.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo