A partir das informações do texto 5A7-I e considerando-se qu...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O enunciado nos diz que haverá prestações a serem pagas no período de carência, já que os juros serão pagos nesse período. No entanto, as amortizações do empréstimo só serão pagas após a carência como é de se esperar. Lembrem-se que as amortizações diminuem o valor do empréstimo e reduzem a base de incidência dos juros ao longo do tempo.
Isto significa que a base de incidência dos juros mensais sempre será a mesma (R$ 10 milhões) durante o período de carência, afinal todo o valor dos juros é pago mês a mês. A base não aumenta (pagamento dos juros) e nem diminui (ausência de amortizações). Vamos para as alternativas:
A) ERRADA: As prestações não variam de acordo com as garantias fornecidas após o início da contratação, estas servem apenas para garantir a quitação do empréstimo;
B) ERRADA: Percebam que o empréstimo teve sua taxa de juros pré-fixada (taxa nominal anual de 3%), se tivesse sido acordado uma condição de taxa de juros pós-fixada, esta poderia ser a SELIC como uma das opções e, nesse caso, de fato, haveria oscilação das prestações;
C) CERTA: Perfeito, todo mês incide juros pré-fixados (constantes) sobre R$ 10 milhões e são, inteiramente, pagos. Como também não há amortização no período de carência, os juros do mês seguinte são os mesmos. As prestações são os juros mensais constantes;
D) ERRADA: Só diminuirão após o período de carência quando as amortizações tiverem efeito na base de incidência dos juros mês a mês;
E) ERRADA: Isso poderia ocorrer se os juros do período de carência não fossem pagos mês a mês, pois a base de incidência aumentaria progressivamente com os juros acumulados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letras C e D estão com o mesmo volume de votos no momento em que escrevo este texto. O período em questão é o de carência, ou seja, onde não se paga o principal - mas, neste caso, será necessário pagar os juros. Assim, a "parcela" será composta apenas pelos juros (que são 0,0025% do capital ao mês), sem fração do principal. Mensalmente o governo pagará 0,0025% do principal e nada mais: por isso as parcelas serão constantes.
A pegadinha da questão é tentar nos confundir com o fato do SAC ter parcelas decrescentes (mas só quando amortizamos parte do principal). Mas, como não estamos amortizando o principal, os juros sempre serão os mesmos.
GABARITO: Letra C
A banca pede para que a gente considere que há pagamento de juros no período de carência. Assim, nos 12 primeiros meses, o ente só está pagando juros. Assim, em nada afeta nas prestações. Logo, ela continuará constante. Só irá diminuir depois que acabar a carência e realizar os pagamentos.
Só altera depois de 1 ano
amoetização é dada em anos e juros também
só altera prestacao e SD após 1 ano
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo