No ano passado, os líderes do Brics (organização internacio...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - da Argentina.
A questão aborda a expansão do bloco BRICS, que é uma importante aliança internacional composta atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Recentemente, foi anunciado que seis novos países foram convidados a aderir ao grupo: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. No entanto, a questão destaca que um desses países decidiu não ingressar no bloco, o que exige do candidato conhecimento atualizado sobre eventos econômicos e políticos internacionais.
Vamos analisar cada alternativa para entender por que a Argentina é a resposta correta:
Alternativa A - Irã: O Irã tem mostrado interesse em participar de alianças internacionais que possam fortalecer sua posição econômica e política no cenário global. Nenhuma decisão sobre desistência foi anunciada por suas lideranças.
Alternativa B - Arábia Saudita: Assim como outros países do Oriente Médio, a Arábia Saudita está buscando intensificar suas relações internacionais e econômicas, e não houve manifestações sobre rejeitar a entrada no BRICS.
Alternativa C - Argentina: A Argentina foi convidada a fazer parte do BRICS, mas devido a questões internas e a decisão do seu presidente, o país optou por não aderir ao bloco no momento. Essa decisão pode estar relacionada a questões econômicas internas e a prioridades governamentais.
Alternativa D - Egito: O Egito tem se mostrado interessado em fortalecer seus laços internacionais e não manifestou intenção de desistir da adesão ao BRICS.
Portanto, a alternativa correta é a C, pois foi a Argentina que, por decisão presidencial, desistiu de integrar o BRICS.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C - da Argentina.
O atual presidente da Argentina, Javier Milei, expressou sua intenção de não ingressar no BRICS, após a decisão do governo anterior de aceitar o convite.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo