Dentre as doenças cardiovasculares, o acidente vascular cere...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: COMPERVE - UFRN Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2019 - UFRN - Estatístico |
Q2045079 Estatística
Dentre as doenças cardiovasculares, o acidente vascular cerebral (AVC) é uma das mais incapacitantes. Estudos apontam que a maior parte dos casos ocorre em pessoas acima de 65 anos e que os fatores de risco incluem tabagismo, obesidade, sedentarismo, dieta, diabetes, consumo de álcool, estresse, depressão e hipertensão. Uma pesquisa com o objetivo de identificar associações entre faixa etária e fatores de risco para o AVC foi realizada na cidade de Natal-RN, tendo como população alvo os residentes de Natal com idade entre 18-90 anos. A divulgação da pesquisa relata que foi utilizada uma amostra do tipo aleatória simples composta por 500 indivíduos com idade entre 18-90 anos, sendo 53% do gênero feminino e 47% do gênero masculino. A coleta de dados ocorreu em locais públicos de Natal. Considerando as informações fornecidas sobre a pesquisa, a amostragem
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Podemos distinguir dois tipos de amostragem: a probabilística e a não-probabilística.

 

Amostragem Probabilística é aquela em que todos os elementos da população têm probabilidade conhecida, diferente de zero, de ser incluídos na amostra, o que garante a representatividade da amostra em relação à população. Pode ser: aleatória, sistemática, estratificada e por conglomerado. Abaixo tem um pequeno resumo de cada um delas.

  • Amostragem Aleatória: Também chamada de aleatória simples, é aquela na qual todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhido como elemento da amostra; os elementos da amostra são, por isso, escolhidos por sorteio. Para que o sorteio possa ser realizado, é necessário que os elementos da população estejam identificados.
  • Amostragem Sistemática: Os elementos que constituirão a amostra são escolhidos segundo um fator de repetição (um intervalo fixo). Sua aplicação requer que a população esteja ordenada segundo um critério qualquer, de modo que cada um de seus elementos possa ser unicamente identificado pela sua posição.
  • Amostragem Estratificada: Quando a população está dividida em estratos, a amostra também será estratificada, de tal modo que o tamanho dos estratos na amostra seja proporcional ao tamanho dos estratos correspondentes na população.
  • Amostragem por Conglomerado: Consiste em subdividir a população que se vai investigar em grupos fisicamente próximos, independentemente de eles serem homogêneos ou não. Em tais conglomerados, são agregados os elementos populacionais homogêneos

 

Amostragem Não-Probabilística são amostragens em que há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Depende dos critérios e julgamento do pesquisador. Podem ser:  por conveniência, Intencional, por cotas ou bola de neve.

 

  • Amostragem por conveniência: Consiste em selecionar uma amostra da população que seja acessível. Ou seja, os indivíduos empregados nessa pesquisa são selecionados porque eles estão prontamente disponíveis, não porque eles foram selecionados por meio de um critério estatístico.
  • Amostragem por cotas: A amostra é escolhida de modo a refletir certas características da população, recebendo cada entrevistador uma cota de diferentes tipos de unidades amostrais a serem incluídas em sua amostra.
  • Amostragem por bola de neve: os indivíduos selecionados para serem estudados convidam novos participantes da sua rede de amigos e conhecidos.

 

 

Com base nesse pequeno resumo, podemos concluir que, pelas informações fornecidas sobre a pesquisa, a amostragem  provavelmente foi não probabilística, pois é difícil ter acesso a um cadastro da população alvo da pesquisa para fazer a seleção da amostra.

 

Gabarito: Letra A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo