Com relação à Administração Pública, marque a alternativa qu...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
De acordo com artigo 37, § 4º, da Constituição Federal e na Lei de Improbidade Administrativa.
Alternativa A: A Constituição Federal, em seu artigo 102, trata do recurso extraordinário, que é cabível somente quando há violação direta à Constituição, e não para revisar a interpretação de normas infraconstitucionais. Essa revisão cabe ao recurso especial, conforme o artigo 105, III, da Constituição Federal.
Alternativa B: O princípio da autotutela administrativa permite que a administração pública anule seus próprios atos quando eivados de ilegalidade, conforme o enunciado da Súmula 473 do STF. No entanto, essa anulação não pode prejudicar direitos adquiridos, protegidos pelo artigo 5º, XXXVI, da Constituição Federal.
Alternativa C: A prática de nepotismo na administração pública é vedada pela Súmula Vinculante nº 13 do STF, que proíbe a nomeação de parentes até o terceiro grau para cargos de confiança, chefia ou assessoramento.
Alternativa E: A Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) exige licitação para alienações de bens públicos, salvo exceções previstas na própria lei. Alienações não estão genericamente excluídas do processo licitatório, apenas em casos específicos.
GABARITO D
CONSEQUÊNCIAS: PARIS
Perda da Função Pública
Ação Penal cabível
Ressarcimento ao erário
Indisponibilidade dos bens
Suspensão dos direitos políticos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo