O conluio entre empregados pode comprometer a eficácia do co...
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTA
Os controles internos contribuem para que haja uma melhor gestão dos recursos públicos e, consequentemente, para que a finalidade do
programa seja atingida de forma mais eficiente, eficaz e econômica, prevenindo inclusive a má aplicação dos recursos públicos e o conluio entre pessoas envolvidas no sistema.
Foi ressaltado que para cada programa de governo deve haver a definição de controles internos mais adequados à realidade e às particularidades de cada órgão e de cada programa, levando em conta as peculiaridades individuais.
http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2125919.PDF
Significado de Conluio
s.m. Acordo realizado com o propósito de prejudicar outra pessoa; trama ou conspiração: conluio para destituir o prefeito corrupto.
Ação de acordar; aliança ou coligação: um conluio de nações emergentes.
Figurado. Reunião combinações de teor maléfico: o conluio do vento com a chuva provocaram grandes estragos.
(Etm. do latim: colludium)
Certo.
Como o colega comentou, é uma resposta quase que intuitiva e bem lógica tambem. Mas como o assunto é COSO, vamos lá:
Os controles internos auxiliam na consecução dos objetivos, mas não garantem que eles serão atingidos. Isto ocorre devido, principalmente, a três motivos básicos:
Custo/benefício. Todo controle tem um custo, que deve ser inferior ao custo da consumação do risco que está sendo controlado.
Conluio entre pessoas. As pessoas responsáveis pelos controles, também podem usar de seus conhecimentos para burlar o sistema com objetivos ilícitos em parceria com outros funcionários, clientes ou fornecedores.
Eventos externos. Eventos externos estão além do controle de qualquer organização podendo ser responsáveis por levar um negócio a deixar de alcançar suas metas operacionais ou até mesmo encerrar com as atividades de uma organização.
Fonte: http://www.infosegura.eti.br/artigos/COSO.pdf
Segundo a NBC TA 200
A39. O risco de controle é uma função da eficácia do desenho (controles estabelecidos), da implementação e da manutenção do controle interno pela administração no tratamento dos riscos identificados que ameaçam o cumprimento dos objetivos da entidade, que são relevantes para a elaboração das demonstrações contábeis da entidade. Contudo, o controle interno, independentemente da qualidade da sua estrutura e operação, pode reduzir, mas não eliminar, os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, por causa das limitações inerentes ao controle interno. Essas limitações incluem, por exemplo, a possibilidade de erros ou equívocos humanos, ou de controles contornados por conluio ou burla inapropriada da administração. Portanto, algum risco de controle sempre existe. As NBC TAs oferecem as condições nas quais existe a exigência, ou a possibilidade de escolha pelo auditor, de testar a eficácia dos controles na determinação da natureza, época e extensão de procedimentos substantivos a serem executados (NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados, itens 7 a 17).
Gabarito: Certo
"It's under high pressure that diamonds are made."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo