Leia o fragmento de texto abaixo. "Vivendo quatrocentos ano...
Leia o fragmento de texto abaixo.
"Vivendo quatrocentos anos no litoral vastíssimo, em que palejam reflexos da vida civilizada, tivemos de improviso, como herança inesperada, a República. Ascendemos, de chofre, arrebatados na caudal dos ideais modernos, deixando na penumbra secular em que jazem, no âmago do país, um terço da nossa gente."
(CUNHA, Euclides da. Os sertões. Edição crítica de Walnice Nogueira Galvão. São Paulo: Ática, 2004, p. 174-175)
Neste fragmento, Euclides da Cunha menciona as tensões e as contradições que caracterizaram a experiência histórica ao longo da consolidação da Primeira República no Brasil. Sobre este período, considere as seguintes afirmações.
I. Vertigem e aceleração do tempo, em razão das consideráveis transformações urbanas em muitas cidades, coexistiam com uma sensação de marasmo e lentidão, por conta da manutenção da estrutura rural herdada do Império.
II. Embora tenha sido promulgada uma Constituição de teor liberal em 1891, subsistiam práticas políticas caracterizadas pelo predomínio das oligarquias, definindo uma sociedade marcada pelo liberalismo oligárquico.
III. Em razão da emergência do federalismo como perspectiva política e do incremento dos poderes locais diante do Estado central, foi um momento de escassa produção literária voltada para se pensar a nação como unidade histórica.
Quais estão corretas?