A frase o uso do termo “igualitário” tem levado a discussões...

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Q2098374 Português
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[Acerca da “Igualdade”]

  “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi o grito de guerra da Revolução Francesa. Hoje há disciplinas inteiras − ramos da filosofia, da ciência política e dos estudos jurídicos − que têm a “igualdade” como tema central de estudos. Todos concordam que a igualdade é um valor; ninguém parece concordar quanto ao que se refere o termo. Igualdade de oportunidades? Igualdade de condições? Igualdade formal perante a lei?
   Estaremos falando de uma ideologia, a crença de que todos na sociedade deveriam ser iguais − claro que não em todos os aspectos, mas nos mais importantes? Ou será uma sociedade em que as pessoas são efetivamente iguais? O que isso significaria de fato, na prática, em ambos os casos? Que todos os membros da sociedade têm igual acesso à terra, ou tratam uns aos outros com igual dignidade, ou são igualmente livres para expor suas opiniões em assembleias públicas?
   A igualdade seria o apagamento do indivíduo ou a celebração do indivíduo? Numa sociedade, por exemplo, em que os mais poderosos são tratados como divindades e tomam as decisões mais importantes, é possível falar em igualdade? E as relações de gênero? Muitas sociedades tratadas como “igualitárias” na verdade têm seu igualitarismo restrito aos homens adultos. Em casos assim, podemos falar em igualdade de gêneros?
   Como não existe nenhuma resposta clara e consensual a questões desse tipo, o uso do termo “igualitário” tem levado a discussões infindáveis. Para alguns teóricos do século XVII, a igualdade se manifestava no estado da Natureza. Igualdade, pois, seria um termo definido por omissão: identificaria uma humanidade que pudesse estar livre depois de removidas todas as armadilhas da civilização. Povos “igualitários” seriam, pois, aqueles sem príncipes, sem juízes, sem inspetores, sem sacerdotes, possivelmente sem cidades, sem escrita ou sequer agricultura. Seriam sociedades de iguais apenas no sentido estrito de que estariam ausentes todos os sinais mais evidentes de desigualdade.
   Não há dúvida, pensando-se sempre no ideal de “igualdade”, de que algo deu muito errado no mundo. Uma ínfima parte da população controla o destino de quase todos os outros, e de uma maneira cada vez mais desastrosa.


(Adaptado de: GRAEBER, David, e WENGROW, David. O despertar de tudo − Uma nova história da humanidade. Trad. Denise Bottmann e Claudio Marcondes. São Paulo: Companhia das Letras, 2022, p. 91 a 94, passim)
A frase o uso do termo “igualitário” tem levado a discussões infindáveis permanecerá gramaticalmente correta caso se substitua o elemento sublinhado por 
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A questão exigiu conhecimento de aspecto gramatical na reescrita da frase "o uso do termo “igualitário" tem levado a discussões infindáveis". Vejamos:



A) Incorreta.

tem sido propiciado de⇨ o que é propiciado, é propiciado por e não de.



B) Correta.

vem ensejando⇨ ensejar não pede preposição e possui o mesmo significado que o termo original. Essa construção está perfeita.

C) Incorreta.

abrange-se em⇨ a partícula "se" está errada, uma vez que o verbo não é pronominal.



D) Incorreta.

investe-se para⇨ a preposição exigida por esse verbo é "de", e não "para".



E) Incorreta.

conclama à essas⇨ não há crase singular diante de palavra no plural.


Gabarito: B


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Comentários

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ensejar = possibilitar, justificar, almejar

E essa mudança do tempo verbal ? ( tem levado e vem ensejando ) correspondem ????? alguém poderia explicar ?

agora tenho q ter um dicionário por as bancas tao de palhaçada

e eu pensando que o gerundismo deveria ser evitado a qualquer custo

Pretérito perfeito composto (TENHO + PARTICÍPIO) = (IR/VIR no presente do indicativo + GERÚNDIO)

Ex:Tenho levantado cedo todos os dias ultimamente. 

''tenho levantado'' pode ser substituída por “venho levantando”, pois a locução formada de “IR/VIR no presente do indicativo + gerúndio” sugere as mesmas relações do pretérito perfeito composto: o gerúndio mantém essa ideia de ‘continuidade’ e ‘duração’ do processo, e o auxiliar “venho”, no presente, preserva a ideia de que a ação perdura até o presente.

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