Determinado psicólogo foi solicitado a elaborar um relatório...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
Tema Central: A questão aborda a elaboração de relatórios psicológicos, especificamente a inclusão de descrições literais de sessões. Esse tema é essencial para psicólogos, pois envolve o sigilo profissional e a confidencialidade que devem ser mantidos ao elaborar documentos.
Base Teórica: De acordo com a Resolução CFP nº 6/2019, os profissionais devem ter cuidado ao documentar atendimentos, assegurando que os relatórios reflitam informações relevantes para o contexto e finalidade a que se destinam. A ética profissional impõe que as informações sejam utilizadas de forma a respeitar a privacidade das pessoas envolvidas, e que somente o essencial seja registrado.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa A é a correta porque descreve a prática permitida pela resolução: pode-se incluir descrições literais de sessões, desde que haja fundamentação técnica e sejam justificadas como indispensáveis para a análise. Isso assegura que as informações confidenciais sejam usadas com responsabilidade.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - Essa alternativa está incorreta porque a resolução não proíbe completamente a inclusão de descrições literais. Elas podem ser incluídas, mas devem ser justificadas e tecnicamente relevantes.
C - Esta alternativa está errada porque as descrições literais não são restritas a documentos internos. A resolução permite sua inclusão em documentos externos, desde que tecnicamente justificadas.
D - A alternativa está incorreta porque não é obrigatório incluir descrições literais em todos os relatórios. A obrigatoriedade de inclusão depende da relevância técnica e não é uma prática padrão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) CORRETA. Art. 6 § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente. Art 11 III O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações. Comentários pág 18 Resolução CFP n06/2019: "As descrições literais apenas serão justificáveis quando forem necessárias à argumentação desenvolvida no texto e para evidenciar o contexto de que se trata, e não como resposta a solicitações que extrapolem a condição dos serviços psicológicos e que prejudiquem o sigilo e outras prerrogativas éticas da profissão. "
INCORRETAS
B) Essa alternativa está incorreta porque a resolução não proíbe completamente a inclusão de descrições literais. Elas podem ser incluídas, mas devem ser justificadas e tecnicamente relevantes.
C) Esta alternativa está errada porque as descrições literais não são restritas a documentos internos. A resolução permite sua inclusão em documentos externos, desde que tecnicamente justificadas.
D) A alternativa está incorreta porque não é obrigatório incluir descrições literais em todos os relatórios. A obrigatoriedade de inclusão depende da relevância técnica e não é uma prática padrão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo