A psicogênese piagetiana e a psicanálise continuam sendo du...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067849 Pedagogia
A psicogênese piagetiana e a psicanálise continuam sendo duas referências incontornáveis da formação de psicólogos, pedagogos e áreas afins. No campo da psicologia escolar e da psicopedagogia, estas teorias são amplamente estudadas com a finalidade de abordar as dificuldades escolares (ZELAN, 1993). Por meio destas perspectivas teóricas, analise as afirmativas a seguir.
I. As interpretações reducionistas, unilaterais e individualizantes do fracasso escolar concretizam-se em discursos que opacam o papel do educador colocando o foco, seja em problemas do tipo neurológico, como os transtornos da aprendizagem, seja em "bloqueios afetivos/emocionais" da criança ou em questões vinculares com suas famílias. II. Na perspectiva piagetiana, a dialética do funcionamento do sujeito propõe uma inteligência afetada, e uma afetividade intelectualizada. III. Enquanto a psicanálise estuda o sujeito na ótica do inconsciente e do desejo, a psicogênese piagetiana se ocupa do sujeito epistêmico, mas também do sujeito psicológico, sem desestimar nem o papel do fator social nem da afetividade.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - I, II e III

A questão apresentada exige o entendimento das teorias de Jean Piaget sobre psicogênese e da psicanálise, mais especificamente os trabalhos de Sigmund Freud, no contexto da psicologia escolar e da psicopedagogia. Para resolver a questão com sucesso, um bom conhecimento sobre estas duas grandes teorias psicológicas é necessário, além do entendimento de como elas podem ser aplicadas para analisar questões educacionais, como as dificuldades escolares.

Nas afirmativas apresentadas:

Afirmativa I: Aborda a tendência de se buscar explicações simplistas para o fracasso escolar, seja atribuindo-o a problemas neurológicos ou emocionais da criança ou a questões familiares, sem considerar a responsabilidade do educador e o contexto educacional mais amplo. O conhecimento das teorias psicológicas ajuda a entender que o desenvolvimento e a aprendizagem são fenômenos complexos e multifacetados.

Afirmativa II: Reflete sobre a visão piagetiana que entrelaça cognição e afetividade. Na teoria de Piaget, o desenvolvimento cognitivo não ocorre de forma isolada da afetividade. Pelo contrário, o afeto e a inteligência estão interconectados, e ambos influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual.

Afirmativa III: Destaca as diferenças e similaridades entre a psicanálise e a psicogênese piagetiana. Enquanto a psicanálise foca no inconsciente e desejo, a teoria de Piaget prioriza o sujeito epistêmico, que é o sujeito do conhecimento. Piaget, no entanto, não ignora o sujeito psicológico, o papel da sociabilidade e da afetividade em seu modelo de desenvolvimento cognitivo.

As três afirmativas estão corretas porque refletem os conceitos fundamentais dessas teorias e sua aplicação no contexto educacional. Cada uma das afirmativas é sustentada por uma compreensão detalhada da psicogênese segundo Piaget e da psicanálise, mostrando como essas teorias podem ser usadas para entender a complexidade do fracasso escolar, a relação entre afeto e cognição no desenvolvimento e as diferentes ênfases de estudo do sujeito na psicologia.

Portanto, a alternativa D - I, II e III está correta porque todas as afirmativas apresentadas são consistentes com os princípios destas duas grandes escolas de pensamento na psicologia e sua aplicação na pedagogia e psicopedagogia.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D - I, II e III

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo