Ao brincar a criança pode ressignificar sua história e suas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067856 Pedagogia
Ao brincar a criança pode ressignificar sua história e suas relações, pode remontar seu lugar na teia simbólica que a envolve. Em termos cognitivos, é por meio do brincar que a criança vai estabelecer ações lógicas, como seriar, classificar, ordenar, parear. O brincar ______ é uma representação da inapropriação do campo da linguagem e da expressividade possível da criança. O esvaziamento simbólico presente na brincadeira nos reflete uma ausência de investimento da criança no seu fazer, no seu brincar, consequentemente, dos investimentos que ela própria recebe. O brincar ______, que apenas transporta objetos de um lado a outro, mostra um brinquedo que não ganha significado para quem com ele brinca (ROTTA; BRIDI FILHO; FILHO, 2015).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - estereotipado / repetitivo

A questão em tela aborda a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo e simbólico das crianças. Quando a criança brinca, ela está fazendo muito mais do que simplesmente se divertir; ela está aprendendo a interagir com o mundo, desenvolvendo habilidades lógicas e emocionais, e construindo seu entendimento social e cultural. O enunciado menciona a capacidade da criança de ressignificar sua história e relações por meio do brincar e destaca o papel cognitivo desta atividade ao estabelecer ações lógicas como seriar, classificar, ordenar e parear.

Contudo, existe uma forma de brincar que não contribui de maneira positiva para esse desenvolvimento - um brincar descrito como carente de significado e investimento. O termo estereotipado se refere a um tipo de brincar que é superficial, baseado na repetição de padrões e não na criação ou na significância pessoal. Este tipo de brincadeira não ajuda na evolução das habilidades simbólicas e cognitivas da criança, pois não há uma interação rica e significativa com o objeto do brincar.

Já o brincar repetitivo aponta para uma atividade onde a criança não está engajada na criação de novos significados ou relações, apenas movendo objetos de um lado para o outro sem atribuir a eles um propósito ou história. Isso pode refletir uma falta de investimento emocional ou cognitivo tanto por parte da criança quanto do ambiente que a cerca, incluindo os adultos que interagem com ela.

A alternativa correta é a letra B, pois ela captura a ideia de que o brincar, quando estereotipado e repetitivo, pode ser um reflexo de uma experiência menos enriquecedora para o desenvolvimento da criança. As demais alternativas não conseguem expressar adequadamente a crítica implícita no texto do enunciado sobre certos tipos de brincadeira que não contribuem para a plenitude do crescimento e desenvolvimento infantil.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

estereotipado / repetitivo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo