Infelizmente, a história de vida de muitas crianças é perme...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067858 Pedagogia
Infelizmente, a história de vida de muitas crianças é permeada por violência e maus tratos onde o abuso sexual configura se como um deles. Este tipo de maus-tratos ocorre em todo o mundo e em todas as classes socioeconômicas sendo, portanto, uma grave problemática diante dos seus possíveis efeitos. Na maioria das vezes a violência é perpetrada por familiares próximos à criança ou pessoas que fazem parte do seu convívio social, o que pode acarretar sérios reflexos no estabelecimento de seus vínculos afetivos e em sua percepção de mundo, bem como de si mesma (PEREIRA, et al., 2021). Considerando possíveis atuações do profissional de psicopedagogia no contexto do abuso sexual infantil, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

A questão aborda a atuação do psicopedagogo no contexto de abuso sexual infantil. Para responder corretamente, é necessário compreender as funções e limites da atuação desse profissional, assim como o impacto que traumas como o abuso sexual podem ter no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. O psicopedagogo tem um papel relevante na educação e no apoio ao desenvolvimento afetivo e cognitivo de crianças e adolescentes, o que envolve também a atenção a situações de violência e a possíveis repercussões na aprendizagem.

A alternativa correta é a C, que afirma que a intervenção terapêutica em casos de abuso sexual infantil deve ser realizada exclusivamente por profissionais da psicologia clínica, pois não haveria relação entre o abuso sexual infantil e a aprendizagem, matéria de trabalho do psicopedagogo. Esta afirmação está incorreta, pois o psicopedagogo pode, sim, intervir de forma clínica ou institucional ao detectar problemas de aprendizagem que podem estar associados a traumas como o abuso sexual. Embora a intervenção terapêutica possa necessitar de um psicólogo clínico, o psicopedagogo tem competência para atuar em problemas de aprendizagem que possam ter origem ou serem exacerbados por questões emocionais e traumáticas, como o abuso sexual.

As demais alternativas delineiam corretamente o papel do psicopedagogo, destacando sua função na prevenção (A), na educação sobre proteção infantil (B), e no apoio à criança abusada para que estabeleça vínculos afetivos e supere dificuldades de aprendizagem (D). Estas ações estão alinhadas com as responsabilidades do psicopedagogo e refletem uma compreensão integrada dos direitos da criança e do adolescente, do processo de aprendizagem e do impacto de experiências traumáticas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C - A intervenção terapêutica deverá ser realizada por profissionais da psicologia clínica, uma vez que, não existe relação entre o abuso sexual infantil e a matéria clínica de trabalho do psicopedagogo, a aprendizagem

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo